MENU

BUSCA

Possibilidade de 2º turno nas Eleições, em Belém, motivou nova data de procissão da quadra nazarena

A Procissão da Festa é a terceira mais antiga romaria do Círio de Nazaré e a penúltima procissão da quadra nazarena

Lucas Quirino* e Gabriel da Mota

A possibilidade de um 2º turno nas eleições para prefeitura de Belém motivou a mudança na data da Procissão da Festa. Ela é uma das 14 procissões da Quadra Nazarena. Este ano, a data será no sábado, dia 26 de outubro. A expectativa da Diretoria é que cerca de 5 mil fiéis participem desta caminhada, que tradicionalmente possui um trajeto diferente a cada ano.

A Procissão da Festa sairá às ruas da capital às 17h, da Comunidade Sagrada Família, na rua Domingos Marreiros, no Umarizal, em Belém. A DFN definiu também o novo percurso da romaria, que é a terceira mais antiga do Círio de Nazaré e a penúltima procissão da quadra nazarena. 

De acordo com Antônio Sousa, diretor de procissões do Círio, a mudança foi solicitada pelos órgãos de segurança e saúde, que estarão envolvidos no processo eleitoral. “Os órgãos pediram que a gente analisasse a alternativa de uma mudança, porque como eles estariam envolvidos num possível segundo-turno, inclusive a pedido do Tribunal Regional Eleitoral, não teriam como dar o apoio necessário à nossa procissão”, explicou Sousa. A data foi transferida para o sábado anterior ao domingo originalmente previsto.

Embora a Procissão da Festa tradicionalmente ocorra aos domingos, Sousa ressaltou que essa é uma situação atípica, nunca antes enfrentada em seus 20 anos na DFN. Segundo ele, a decisão foi tomada para evitar possíveis problemas políticos ou logísticos, preservando a essência religiosa do evento. “Achamos melhor passar para o dia anterior, considerando que não vamos prejudicar a procissão em sua essência, seu percurso e suas homenagens”, afirmou. 

VEJA MAIS

[[(standard.Article) Veja qual o percurso, data e horário das 14 romarias do Círio de Nazaré]]

Confira o percurso da Procissão da Festa

Com saída da Comunidade Sagrada Família, a Procissão da Festa romaria percorrerá a rua Domingos Marreiros, Travessa 9 de Janeiro, Rua Antônio Barreto, Av. Generalíssimo Deodoro e avenida Nazaré, até a Praça Santuário, com previsão de 2h de duração. Realizada há mais de 110 anos, a Imagem Peregrina é conduzida no carro Berlinda.

Não se sabe precisamente quando a primeira Procissão da Festa foi realizada, mas, em 1881, já se tem registros históricos, 24 anos antes dos Barnabitas assumirem a Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré do Desterro, em 1905.

Lucas Quirino (estagiário sob supervisão de João Thiago Dias, coordenador do núcleo de Atualidade)

Círio