CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Possibilidade de 2º turno nas Eleições, em Belém, motivou nova data de procissão da quadra nazarena

A Procissão da Festa é a terceira mais antiga romaria do Círio de Nazaré e a penúltima procissão da quadra nazarena

Lucas Quirino* e Gabriel da Mota
fonte

A possibilidade de um 2º turno nas eleições para prefeitura de Belém motivou a mudança na data da Procissão da Festa. Ela é uma das 14 procissões da Quadra Nazarena. Este ano, a data será no sábado, dia 26 de outubro. A expectativa da Diretoria é que cerca de 5 mil fiéis participem desta caminhada, que tradicionalmente possui um trajeto diferente a cada ano.

A Procissão da Festa sairá às ruas da capital às 17h, da Comunidade Sagrada Família, na rua Domingos Marreiros, no Umarizal, em Belém. A DFN definiu também o novo percurso da romaria, que é a terceira mais antiga do Círio de Nazaré e a penúltima procissão da quadra nazarena. 

De acordo com Antônio Sousa, diretor de procissões do Círio, a mudança foi solicitada pelos órgãos de segurança e saúde, que estarão envolvidos no processo eleitoral. “Os órgãos pediram que a gente analisasse a alternativa de uma mudança, porque como eles estariam envolvidos num possível segundo-turno, inclusive a pedido do Tribunal Regional Eleitoral, não teriam como dar o apoio necessário à nossa procissão”, explicou Sousa. A data foi transferida para o sábado anterior ao domingo originalmente previsto.

Embora a Procissão da Festa tradicionalmente ocorra aos domingos, Sousa ressaltou que essa é uma situação atípica, nunca antes enfrentada em seus 20 anos na DFN. Segundo ele, a decisão foi tomada para evitar possíveis problemas políticos ou logísticos, preservando a essência religiosa do evento. “Achamos melhor passar para o dia anterior, considerando que não vamos prejudicar a procissão em sua essência, seu percurso e suas homenagens”, afirmou. 

VEJA MAIS

[[(standard.Article) Veja qual o percurso, data e horário das 14 romarias do Círio de Nazaré]]

Confira o percurso da Procissão da Festa

Com saída da Comunidade Sagrada Família, a Procissão da Festa romaria percorrerá a rua Domingos Marreiros, Travessa 9 de Janeiro, Rua Antônio Barreto, Av. Generalíssimo Deodoro e avenida Nazaré, até a Praça Santuário, com previsão de 2h de duração. Realizada há mais de 110 anos, a Imagem Peregrina é conduzida no carro Berlinda.

Não se sabe precisamente quando a primeira Procissão da Festa foi realizada, mas, em 1881, já se tem registros históricos, 24 anos antes dos Barnabitas assumirem a Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré do Desterro, em 1905.

Lucas Quirino (estagiário sob supervisão de João Thiago Dias, coordenador do núcleo de Atualidade)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Círio
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!