Iluminação especial da Basílica de Nazaré e da Praça Santuário marca a abertura do Círio 2023
O arcebispo destaca que o Círio 2023 vem com a missão de ser um círio missionário, uma festa de caminhada de fé
Foi dada a largada para o Círio 2023 na noite desta terça-feira (3), com a cerimônia de iluminação da Basílica Santuário de Nazaré e da Praça Santuário. Após a missa, o arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira, fez o anúncio oficial de abertura da quadra nazarena, que conta com uma vasta programação.
O arcebispo destacou que o Círio 2023 vem com a missão de ser um círio missionário, uma festa de caminhada de fé. “Não só a Igreja, como todos os fiéis estão com a missão de acolher os que vierem conhecer a nossa festa e também de peregrinar e propagar para mais pessoas a fé em Nossa Senhora. Nós queremos que todos os participantes se sintam missionários. A Igreja está de portas abertas para acolher a todos“, pontuou o arcebispo.
VEJA MAIS
A celebração da vida foi outra característica do Círio deste ano ressaltada por Dom Alberto. Declarado também como o Círio da vida, visto que em 8 de outubro se comemora o dia do nascituro, a edição deste ano celebra o direito à proteção da vida e saúde, à alimentação, ao respeito e um nascimento sadio. "Nós estamos consagrando essa semana com o Brasil inteirinho, a semana da vida para lutar contra o aborto, para defender a vida desde a sua geração no ventre materno", acrescentou.
Em seu pronunciamento, o diretor da Festa, Antônio Salame, destacou a felicidade em poder dar início às festividades do Círio de Nazaré 2023. "Louvamos a Deus que transcorram na santa paz todas as nossas romarias, que não tenhamos acidentes e que realmente tenhamos mais pessoas do que no ano passado. A nossa expectativa é que seja um Círio abençoado", desejou.
A aposentada Deusa Oliveira e Silva, 66, participou pela primeira vez da celebração de abertura do Círio de Nazaré. Ela disse que saiu de casa com a intenção de participar da missa como forma de já entrar no clima do Círio, mas não sabia que se tratava da abertura oficial. Para ela o Círio representa fé, gratidão e emoção. "É uma mistura de emoções e isso nós só temos aqui", declarou a devota.
Show
Após a apresentação das luzes da Basílica Santuário o público pôde acompanhar o show "É Claro que Ela Vem", com as cantoras Liah Soares, Elba Ramalho, Joanna, Lucinha Bastos, Jamily Tavares e Karen Kaldani, com apresentação de Juliana Sinimbú.
A estudante universitária Vitória Paulino, 21, é paraense e esse ano resolveu viver o Círio mais de perto, já que nunca tinha participado dessa programação musical. "Esse ano resolvi aproveitar mais, pois muita gente acha que o Círio é apenas a procissão no sábado e domingo. Mas não, tem muita programação durante vários dias e eu gosto muito desse clima", comentou.
O projeto tem apoio do Governo do Estado do Pará, por intermédio da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), via Lei Semear, e patrocínio da empresa de telefonia Claro.
Premiação e homenagens
Enquanto a programação musical na Praça Santuário começava, a Diretoria da Festa seguiu para a Casa de Plácido onde ocorreu a premiação dos vencedores do 29º Concurso de Redação do Círio e também as homenagens às instituições e empresas patrocinadoras da festividade..
Anna Christine Souza, 17 anos, aluna do colégio Ideal, foi a primeira colocada no concurso. Ela diz que foi a primeira vez que participou e que foi motivada pela professora de redação. "Eu fiquei muito nervosa, mas ela confiou em mim. Foi muito bom participar, mas eu não imaginava que iria ganhar", revelou.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA