Fotógrafas do cartaz analisam presença feminina na comunicação do Círio de Nazaré
Walda Marques, Rosângela Aguiar e Karol Coelho são algumas dos nomes que já clicaram a Imagem Peregrina para o cartaz do Círio
Fotografar a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré para os cartazes do Círio é uma tarefa de profunda responsabilidade, essencial para a comunicação publicitária da Festa maior dos paraenses. Para Walda Marques e Rosângela Aguiar, profissionais que assinam os cliques de 2005, 2007, 2014, 2015 e 2021, a missão é envolta em testemunhos de fé. Na opinião de Karol Coelho, profissional que fotografou para o cartaz deste ano, a atuação majoritariamente feminina no comando da comunicação oficial do Círio é um fato a ser celebrado.
Walda Marques, conhecida há décadas no cenário artístico de Belém, já fotografou três cartazes do Círio. Segundo a Diretoria da Festa de Nazaré (DFN), ela foi a primeira mulher convocada para a missão, em 2005. Walda se lembra bem de seu primeiro convite, quando trabalhou ao lado da arquiteta e designer Maria Alice Penna e outros criadores. “Minha querida Maria Alice pediu para trabalharmos juntas. Aí veio várias ideias, os anjos do artista Paulo Emílio, a pintura de fundo do Jeferson Cardoso... foi lindíssimo esse processo”, relembra.
Para ela, o desafio de fotografar a imagem de Nossa Senhora de Nazaré vai além da técnica fotográfica. "Tem que fazer uma imagem muito boa da Santa, nítida", conta. Em um dos cartazes, a fotógrafa enfrentou dificuldades técnicas, o que a fez repensar o processo:
"Já fiz uma sem foco, meu Deus, ela teve que voltar… ela veio no meu estúdio, posso dizer que recebi Nossa Senhora em minha casa com muita humildade e amor".
Rosângela Aguiar, que também já teve suas fotografias nos cartazes de 2007 e 2015, compartilha uma trajetória semelhante de devoção e emoção. Seu primeiro convite veio após um membro da DFN ver um trabalho seu numa campanha publicitária. "Eles se apaixonaram e perguntaram quem era a fotógrafa. Alguém falou meu nome, e a Diretoria me procurou para registrar a Imagem Peregrina para o cartaz de 2007", relembra.
Ambas as fotógrafas têm uma perspectiva clara sobre a crescente presença feminina no Círio, especialmente no campo da fotografia. Walda vê a conexão maternal com Nossa Senhora como uma força que une as mulheres. "Acho que todas nós mulheres temos nossas rezas, fazemos o melhor pra ver Nossa Senhora, pra estar com ela. Somos mães, então vejo sempre por aí. Maria vem para nos ajudar e abrir mais os nossos corações".
Rosângela, por sua vez, ressalta que o espaço das mulheres na Festa de Nazaré é uma conquista significativa. "A mulher tem o lugar dela, o homem também. Nenhum deve atrapalhar, ou querer se colocar no lugar do outro", frisa.
Para Karol Coelho, fotógrafa do cartaz de 2024, o papel das mulheres no Círio é fundamental. Ela observa que, em várias áreas da organização, as mulheres desempenham papéis centrais, desde a distribuição de água, como promessas, até as assessorias de comunicação da Basílica e da DFN. "As mulheres estão muito presentes no Círio, em diversos setores. A comunicação, por exemplo, é majoritariamente composta por mulheres. Sem a imprensa, o Círio não teria a mesma visibilidade, e o trabalho dessas mulheres é essencial para que a festa cresça e atinja ainda mais pessoas", complementa.
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