Diretoria e Guarda de Nazaré avaliam Corda do Círio
Vistoria acontece nesta tarde de sábado (12) no colégio Santa Catarina, no bairro de Nazaré, em Belém
Iniciou na tarde deste sábado (12) a ação de vistoria sobre a Corda do Círio 2020, pela Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) e pela Guarda de Nazaré. Uma espécie de revisão geral para checar detalhes do ícone da Festa de Nazaré como argolas, nós e estações, além da medição dos 800 metros da corda, para saber se estão em perfeitas condições.
"Todas as vezes que recebemos a corda em Belém, nós conferimos a peça e separamos o que seria para a Trasladação e para o Círio. Nos últimos anos fazemos isso no ginásio do colégio Santa Catarina, gentilmente cedido pelas irmãs da escola'', disse o diretor de Procissões da Diretoria de Nazaré, Mário Tuma, refrindo-se ao trabalho de conferência de conferência e sepração da peça nesta tarde.
A corda tem cerca de 800 metros e pesa 795 quilos. Segundo Mário Tuma, são conferidos itens como a metragem, e principalmente, se a quantidade veio correta e, nesse momento, também, é feita a atracação e, se houver necessidade, há até um reforço na corda. "Nós checamos se tudo está certo", afirmou o diretor.
Por causa da pandemia, o Círio 2020 teve as romarias suspensas e toda a programação estreia um formato novo e inusitado a partir de transmissões online dos ritos e eventos religiosos.
Sem procissões nas ruas, a corda será distribuída para exposição em diversos locais, segundo a Diretoria de Nazaré, uma forma de deixá-la mais próxima dos fiéis católicos.
A corda ficará em exposição na Loja Lírio Mimoso e Memória de Nazaré, com datas e horários a serem ainda definidos. Também, será levada para a Estação das Docas, a partir de 23 de setembro. Além desses locais, a corda, dividia em pedaços, será distribuída entre as 95 paróquias de Belém.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA