Diretoria e Guarda de Nazaré avaliam Corda do Círio

Vistoria acontece nesta tarde de sábado (12) no colégio Santa Catarina, no bairro de Nazaré, em Belém

Redação Integrada

Iniciou na tarde deste sábado (12) a ação de vistoria sobre a Corda do Círio 2020, pela Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) e pela Guarda de Nazaré. Uma espécie de revisão geral para checar detalhes do ícone da Festa de Nazaré como argolas, nós e estações, além da medição dos 800 metros da corda, para saber se estão em perfeitas condições.

"Todas as vezes que recebemos a corda em Belém, nós conferimos a peça e separamos o que seria para a Trasladação e para o Círio. Nos últimos anos fazemos isso no ginásio do colégio Santa Catarina, gentilmente cedido pelas irmãs da escola'', disse o diretor de Procissões da Diretoria de Nazaré, Mário Tuma, refrindo-se ao trabalho de conferência de conferência e sepração da peça nesta tarde.  

vistoria corda círio 2020

A corda tem cerca de 800 metros e pesa 795 quilos. Segundo Mário Tuma, são conferidos itens como a metragem, e principalmente, se a quantidade veio correta e, nesse momento, também, é feita a atracação e, se houver necessidade, há até um reforço na corda. "Nós checamos se tudo está certo", afirmou o diretor.     

Por causa da pandemia, o Círio 2020 teve as romarias suspensas e toda a programação estreia um formato novo e inusitado a partir de transmissões online dos ritos e eventos religiosos.

Sem procissões nas ruas, a corda será distribuída para exposição em diversos locais, segundo a Diretoria de Nazaré, uma forma de deixá-la mais próxima dos fiéis católicos.

A corda ficará em exposição na Loja Lírio Mimoso e Memória de Nazaré, com datas e horários a serem ainda definidos. Também, será levada para a Estação das Docas, a partir de 23 de setembro. Além desses locais, a corda, dividia em pedaços, será distribuída entre as 95 paróquias de Belém.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Círio 2024
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!