CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Crianças ganham asas no Círio de Nazaré; entenda a procissão do Carro do Anjo

Anjos representam a prova viva de verdadeiros milagres atribuídos à Nossa Senhora

Laiana Damasceno / Especial para O Liberal

Os anjos são símbolos da devoção católica e, como forma de homenagem, crianças de todas as idades ganham asas durante o Círio de Nazaré para identificar a realização de um desejo ou da graça alcançada. Para muitas crianças, a relação com Nossa Senhora de Nazaré começa desde o ventre, quando as mães fazem promessas em momentos difíceis da gravidez. Daí surgem também as crianças que se vestem de anjo para acompanhar as procissões.

VEJA MAIS

image Carro dos Anjos inspira a exposição coletiva 'Asas de Crepom'
Mostra é composta de imagens fotográficas e instalações visuais e segue até o dia 17 de novembro no Museu de Arte Sacra

Por exemplo, a terapeuta ocupacional Aline da Cruz Pinho lembra da primeira vez que tentou realizar o sonho da maternidade, em 2021. Foram momentos difíceis, pois ela sofreu um aborto espontâneo. Mas Aline, com o apoio do esposo, não desistiu e no mesmo ano engravidou novamente. O pequeno Thomás, hoje com 2 anos, está pronto para mais um Círio de Nazaré.

image Pais do pequeno Thomás, de 2 anos, vestem a criança de anjo para agradecer pelo nascimento do filho (Marcelo Lelis)

Para a procissão, a criança vai vestir um traje especial: a roupinha de anjo, que usa desde que nasceu apenas para acompanhar a romaria. O ato representa o pagamento da promessa feita pelos pais à padroeira dos paraenses.

"Tudo vai pela fé. Se a pessoa tiver fé, acreditar em Nossa Senhora, em Deus, tudo se realiza. Tenho muito amor porque eu creio, assim, que se não fosse pela a ‘Nazinha’, nós não teríamos nosso filho" - Aline da Cruz Pinho, terapeuta ocupacional.

Gratidão também é o sentimento que levou Louise Veiga Britto, de 26 anos, e a filha Cecília Britto Ferreira, de 8 anos, a acompanhar a Virgem de Nazaré. A pequena Cecília participa pela primeira vez da procissão.

Emocionada, Louise conta que decidiu vestir a filha de anjo como agradecimento pela cura da avó de Cecília. “Essa é uma maneira de agradecer pela cura de uma dor crônica na coluna de minha mãe. A doença perdurou por mais de duas décadas, até que no começo do ano, finalmente conseguimos encontrar um médico que foi capaz de nos ajudar a acabar com o sofrimento que atingia todos da nossa família”, relata.

Crianças vestidas de anjo

A tradição de vestir crianças de anjos vem das festas religiosas de Portugal dos séculos XVII e XVIII. No Pará, iniciou na segunda metade do século XIX, desde o primeiro Círio em 1793, com o nome de Carro do Anjo Custódio, Anjo da Guarda. Este símbolo teria sido incorporado ao cortejo por conta do pagamento de uma promessa do vice-governador da Província Ângelo Custódio, como uma espécie de voto pela cura da filha que estava doente.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Círio
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!