Coro Carlos Gomes realiza concerto com músicas marianas
Maestrina cubana Maria Jimenez vai reger o coral, que se apresenta na Igreja de São Raimundo Nontato
O Coro Carlos Gomes, um dos grupos artísticos da Fundação Carlos Gomes (FCG), realiza hoje, um concerto especial na Igreja de São Raimundo Nonato. A apresentação, a partir das 19h, será composta somente por músicas sacras marianas para homenagear Nossa Senhora de Nazaré e o Círio. O grupo será acompanhado por uma camerata formada por alunos e professores do curso de Bacharelado em Música do Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG). O evento terá entrada franca.
"Este concerto é especial porque se trata de um concerto Mariano, na quadra Nazarena, no momento em que os paraenses celebram a nossa padroeira. Então, é um concerto do Coro Carlos Gomes sintonizado com o sentimento de amor pela nossa Nazica, que invade os corações de todos nós", explica a maestrina cubana Maria Antonia Jimenez, que segue na regência do coro.
O grupo artístico da FCG foi criado em 1995 por Maria Jimenez, que é natural de Santiago, em Cuba. A maestrina é formada em regência coral no Conservatório Estatal de São Petersburgo "Rimsky Kórsakov", na Rússia, onde concluiu o mestrado. De acordo com ela, a relação entre a música erudita e a religião remonta há vários séculos.
"No começo era a música dos ofícios religiosos, das liturgias da igreja. Muitos compositores da idade média, da renascença e do período barroco eram mestres de capella, ou seja trabalhavam diretamente para a igreja católica e para a igreja protestante quando ela surgiu, e o maior exemplo disso foi J. S. Bach. A música sempre teve e tem até hoje uma relação muito forte com a igreja, pois você evangeliza através da palavra. Então, quando você une a palavra de Deus com a música fica mais fácil para os fiéis interiorizarem a mensagem", explica.
O Coral com 24 anos de trajetória realiza um intenso trabalho de disseminação da música coral erudita e brasileira, e contribuindo para o desenvolvimento da cultura musical. Neste concerto o repertório será novo. "Sempre coloco repertório novo, para estimular o coro a conhecer novos repertórios e a mim mesma a querer aprender sempre mais. Me debruço ante muitas partituras e vou escolhendo, neste caso músicas sacras escritas para Maria, e tem muito repertório!! Escolho coisas que estejam dentro das caraterísticas do meu Coro e de suas possibilidades técnicas", enfatiza.
"É claro que a beleza das musicas é um critério importante, pois as pessoas que vão lhe prestigiar merecem escutar esse repertório pouco cantado, e que é de uma beleza primorosa", atesta.
Agende-se:
Concerto Mariano
Apresentação do Coro Carlos Gomes
Data: sexta-feira, 18, às 19h30
Local: Local: Igreja de São Raimundo Nonato, avenida Senador Lemos, 990 - Umarizal
Entrada franca
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA