Círio ecológico: 22 toneladas de resíduos da Quermesse Mariana são destinados de forma correta
Projeto "EcoCírio", iniciado em 2016, conta com parcerias que ajudam a fazer das festividades da Virgem de Nazaré momentos com consciência ambiental sobre os resíduos gerados
Em 10 dias de Quermesse Mariana, na Praça Santuário, foram recolhidos 22 mil quilos de resíduos orgânicos e recicláveis. Todo o material recebeu destinação correta. A ação — parte do projeto EcoCírio, criado em 2016 — foi uma parceria entre a Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) com empresas de tratamento de resíduos, instituições sem fins lucrativos, estudantes e jovens voluntários. O evento foi a primeira ação da parceria, que será mantida nos eventos e romarias do Círio de Nazaré deste ano.
Na prática, o EcoCírio é um projeto de conscientização que une responsabilidade social e ambiental. A ação tem como objetivo estimular todos os frequentadores do Arraial e da Praça Santuário ao descarte apropriado de resíduos sólidos.
Das 22 toneladas de resíduos gerados, duas toneladas foram de materiais recicláveis, que foram entregues à Associação de Recicladores da Águas Lindas e à Associação de Catadores de Marituba. O restante era de resíduos orgânicos e que precisam de destinação diferente, no aterro sanitário que fica em Marituba. Diariamente, o espaço recebe cerca de 1,3 mil toneladas de resíduos.
“Com a ação, resíduos que seriam descartados de maneira irregular foram aproveitados e geraram oportunidade de renda para cooperativas”, analisa José Reginaldo Bezerra, diretor regional da Guamá Tratamento de Resíduos, que administra o aterro, onde os resíduos orgânicos estão sendo tratados de forma adequada, de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Ao todo, 20 voluntários auxiliaram nas atividades de educação ambiental e na conscientização sobre a separação adequada de resíduos para a preservação do meio ambiente. A Guamá distribuiu mais de 200 mudas de plantas ornamentais, cultivadas pela empresa, durante as noites do evento.
“A nossa ideia é que a Quermesse fosse uma quebra de paradigma de evento sustentável, onde nós pudéssemos implementar uma efetiva coleta seletiva dos resíduos gerados pelo próprio evento. E isso foi muito proveitoso. As campanhas de conscientização, o espírito das pessoas que foram até lá e a ação foram além das nossas expectativas. A ação gerou um ambiente agradável e saudável para quem frequentou”, analisa Sérgio Reis, diretor de Arraial e Arrecadação do Círio 2022.
As Instituições parceiras da ação são: Guamá Tratamento de Resíduos, Instituto Solví de Responsabilidade Social, Recicle Soluções Ambientais, Associação Nhandeara, GEMAS – Grupo de Pesquisa em Meio Ambiente e Sustentabilidade e GEAMAZ – Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental na Amazônia, ambos da Universidade Federal do Pará (UFPA).
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA