CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Círio do RJ: fiéis homenageiam Nossa Senhora de Nazaré em Copacabana e na Tijuca

A romaria contou com uma berlinda pela primeira vez em 40 anos, a partir da doação de devotos

Eva Pires
fonte

Moradores de bairros do Rio de Janeiro, também realizaram Círios para Nossa Senhora de Nazaré no último domingo (13/10). Em Copacabana, cerca de 1.500 fiéis foram às ruas, pela manhã, para a 40ª edição da romaria, com percurso de aproximadamente 2,5 quilômetros. A procissão atrai principalmente paraenses residentes na capital carioca.

A programação deste ano começou com a exposição da Berlinda, seguida pela apresentação do manto e a celebração da santa missa. Durante a procissão, os fiéis louvaram Nossa Senhora de Nazaré com orações e cânticos, relembrando as graças recebidas. Ao longo da romaria, os devotos carregavam flores, bandeirolas e imagens da santa.

VEJA MAIS

image FOTOS DO CÍRIO 2024: veja as imagens mais marcantes da procissão de domingo
Confira as principais fotos dos profissionais do Grupo Liberal

image Diretoria da Festa de Nazaré avalia corte prematuro da corda no Círio 2024
Segundo o coordenador da Festa, não há indicativos de medidas mais rígidas para evitar o corte antecipado no próximo ano

image VÍDEO: Mulher é pedida em casamento durante a Trasladação do Círio de Nazaré; momento emociona fiéis
Noivos, Luiza Peniche e Iuri Sousa vão juntos na corda da Trasladação há 5 anos. O vídeo do pedido, que viralizou nas redes sociais, mostra a felicidade do casal e a comoção dos fiéis que acompanhavam a procissão

A peregrinação da Paróquia São Paulo Apóstolo, que acolhe a festa por fazer parte da mesma ordem da Basílica de Nazaré, os Padres Barnabitas, teve início em 1984. A celebração foi trazida de Belém pelo Padre Miguelito, que havia servido em missão no Pará por muitos anos, quando percebeu que havia muitos paraenses que residiam no bairro.

image Legenda ()

A procissão passou a contar com a tradicional corda há 15 anos e, neste ano, ganhou mais um elemento simbólico: a berlinda. O diretor espiritual do evento, padre Fernando Miranda, explicou que a inclusão da berlinda só foi possível graças às doações dos fiéis. A campanha para arrecadação, que iniciou em 2023, incluiu rifas, divulgação na paróquia e doações de devotos, além da renda obtida com o tradicional café da manhã realizado aos domingos. 

O padre Fernando diz que a romaria recebe mais devotos a cada ano e que ela significa uma forme de agradecer e expandir a devoção à santa. "Para nós, é uma forma de agradecimento e de expansão dessa devoção à Virgem Maria da Amazônia, que também se faz presente na vida de tantos povos que migraram para o Rio de Janeiro. É o momento de reunir e congregar toda a família religiosa em torno dessa grande festividade".

image Muitas crianças também participaram (Reprodução Facebook Nossa Senhora de Nazaré)

TIJUCA

No bairro da Tijuca, a procissão também foi de na manhã, na Igreja dos Capuchinhos, na Rua Haddock Lobo. A saída foi por volta das 10h com fiéis na corda. A organização informou que esse Círio é realizado com a mensagem "Perseverar na Oração, com Maria, Mãe de Jesus". Com data marcada no segundo domingo de outubro, junto com o Círio de Nazaré de Belém do Pará.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Círio 2024
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!