Círio 2023: Fiéis conhecem o manto de Nossa Senhora de Nazaré para este ano
A apresentação ocorreu após a celebração da missa, na Basílica Santuário, em Belém
Foi apresentado aos fiéis na noite desta quinta-feira (5) o manto que veste a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré no Círio 2023. A apresentação ocorreu após a celebração da missa, na Basílica Santuário, em Belém.
Este é um dos momentos mais aguardados pelo público católico. Inspirado na temática do Círio deste ano, “Maria, sinal de esperança para o povo de Deus em caminho”, e no centenário da Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, o manto deste ano traz a simbologia dos dois temas. Os destaques vão para as ramificações que representam os mosaicos da Basílica, trabalhado em cristais incolores, simbolizando a luz, e em tons de verde, sinal de esperança. Traz ainda a flor de lótus, esculpida no teto do templo religioso, símbolo da Trindade Divina.
Na parte posterior do manto, contornado de cristais e madrepérola, o elemento central é o sol, a Estrela da Manhã, um dos títulos de Maria, com 12 pontas de cada lado, também simboliza o Antigo e o Novo Testamento e as 24 horas do dia. No centro do sol está o Coração Imaculado de Maria, cercado de rosas. Acima, Maria através de suas virtudes nos apresenta o Céu e a Trindade Santa. Abaixo, o brasão de Dom Alberto Taveira Corrêa, que neste ano celebra 50 anos de ordenação sacerdotal.
• SIGA todos os detalhes do Círio de Nazaré no #oliberalnocirio2023
O broche da frente do manto apresenta o selo comemorativo do Centenário do Título Basilical da Basílica Santuário de Nazaré.
O manto é instrumento de evangelização, pois também é um ícone e aponta para a figura de Nossa Senhora, explica o arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira. Ele acrescenta que o manto de 2023 aponta para a direção da esperança. “Maria é sinal de esperança para o povo de Deus, diante de um mundo fragmentado, povo machucado, Maria é sinal de esperança, de ânimo, gosto pela vida , de voltar a testemunhar em nome de Jesus Cristo, esse é o sentido do manto”, explica o arcebispo.
VEJA MAIS
Assista como foi a cerimônia de apresentação do manto do Círio de Nazaré na íntegra:
Como é a preparação do manto de Nossa Senhora de Nazaré?
A confecção do manto de Nossa Senhora de Nazaré começa no início do ano, com a escolha do desenhista e da estilista que serão responsáveis por produzir a peça. Além de cobrir a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, o manto atende a exigências específicas como a ornamentação, que precisa estar de acordo com o tema do Círio de cada ano, assim como as cores, os adereços e os desenhos, que precisam transmitir uma mensagem ao público e uma essência evangelizadora aos devotos, em sintonia como todos os símbolos do Círio de Nazaré.
Quem fez o manto de Nossa Senhora de Nazaré em 2023?
Em 2023, a Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) designou a estilista Lele Grello e o artista Odair Mindelo para a criação e confecção do manto de Nossa Senhora de Nazaré. Odair, conhecido pintor, desenhista e ilustrador, já trabalhou em 2016 como responsável pelo Cartaz do Círio, entre outros trabalhos e exposições ligados à festa religiosa. Já Lele, experiente na confecção do manto desde 2004, recebeu o convite em abril pela Diretoria da Festa.
A estilista Lele Grello disse que foram cinco meses de preparação e durante todo esse período foi um momento de renovação de fé e esperança. “Passamos os cinco meses de execução rezando, bordando e rezando”, destaca a estilista.
Ela acrescenta que se trata de um manto precioso com um material natural e que remete à Amazônia. O artista Odair Mindelo também estava emocionado com a apresentação do trabalho executado, ele destaca que se trata de um trabalho de sigilo, pesquisa e resiliência.
"Quando recebi a missão comecei a fazer o processo de pesquisa que uniu a temática do círio deste ano juntamente com o centenário da Basílica e que foi um grande desafio unir essas duas realidades. Foi maravilhoso realizar essa obra”, completa o artista.
Devotos
A missa do manto é uma das cerimônias mais esperadas pelos devotos de Nossa Senhora de Nazaré. A aposentada Lucia Maria Brasil Camargo, de Porto Velho (RO), disse que frequenta o Círio há 14 anos. Todos os anos ela vem acompanhada de amigos e familiares para acompanhar a festa religiosa. Ela chegou à Basílica ao meio-dia, para ficar em um local privilegiado e acompanhar a entrada da berlinda.
"Eu tenho uma promessa com Nossa Senhora, eu já entrei aqui sem andar e eu disse que se ficasse boa iria sempre acompanhar o círio descalça”, revela a devota.
Antônia Santana Pantoja Leite, de 79 anos, é moradora do bairro da Batista Campos e também chegou ao meio-dia, com a intenção de não perder os melhores momentos da entrada da berlinda.
"A minha devoção é de muitos anos, desde quando me entendo eu sou devota de Nossa Senhora, por isso, nesse período o Círio eu participo de vários momentos de homenagem a Ela”, declara a devota.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA