MENU

BUSCA

Círio de Miami reúne dezenas de fiéis de Nossa Senhora de Nazaré pelo segundo ano consecutivo

Devotos, religiosos e integrantes da Diretoria da Festa de Nazaré participaram da programação iniciada na última quinta (14)

Eva Pires e Lucas Quirino*

Devotos saíram em procissão, na noite do último domingo (17), às 19h (horário de Brasília), pelas ruas de Miami, na Flórida (EUA), durante a realização do Círio de Nazaré dos Estados Unidos, na Igreja Santa Ca​tarina de Siena (Saint Catherine of Siena Catholic Church). Organizada pela comunidade católica de Kendall, cidade na área metropolitana de Miami, este é o segundo ano da procissão que contou com corda e, pela primeira vez, uma berlinda, que foi acompanhada à luz de velas pelos devotos.

O tema deste ano é “Perseverar na Oração com Maria, Mãe de Jesus", escolhido sob orientação da Arquidiocese de Belém. Na programação do domingo, foi realizado um traslado moto-rodoviário com saída do Santuário Nacional de Nuestra Señora de la Caridad, após a missa das 11h, com destino à Igreja de Santa Catarina de Siena, onde às 16h30 iniciou o Rosário.

A Santa Missa foi iniciada foi iniciada às 18h, celebrada pelo bispo da Arquidiocese de Miami, Dom Enrique Delgado e cocelebrada pelo Padre Assis, reitor da Basílica Santuário e presidente da festa de Nazaré. De acordo com Carlos Waldney, paraense organizador da procissão, a igreja reuniu cerca de mil devotos, ultrapassando significativamente o número de devotos presentes na edição passada, com muitos paraenses.

VEJA MAIS

Círio de Nazaré e Combu são apresentados na Cop 29 no Azerbaijão
Experiência em realidade aumentada levou a cultura de Belém em estande no encontro

Círio Fluvial de Nossa Senhora de Nazaré reúne fiéis em Magalhães Barata, no Pará
O barco com a imagem da padroeira saiu em procissão da comunidade Prainha, navegando pelo mar e pelo rio Cuinarana

"Estamos longe da nossa terra, da nossa cultura também, mas a nossa religiosidade e fé nazarena continua mais forte a cada dia. É um trabalho bem pequeninho no quantitativo de pessoas e dimensão material comparado com o que acontece aí no Brasil. Mas quando a gente fala de fé, devoção e emoção, é a mesma coisa. O mesmo sentimento e energia. O Círio para nós é um só", reflete Carlos.

Para o paraense, o Círio em Miami é uma forma de fortalecer a devoção à Nossa Senhora de Nazaré, além de trazer conforto e acolhimento para imigrantes brasileiros e, até mesmo, para a comunidade católica que vive na região.

Com um percurso de 300 a 400 metros, a expectativa da organização é que a procissão e festividade sejam expandidas cada vez mais na cidade estadunidense.

"Algumas pessoas não estão acostumadas aqui nos Estados Unidos com procissões, tanto que a missa deu muito mais pessoas do que na própria procissão. É um trabalho que tem que ser feito de pedrinha em pedrinha, porque a gente vai construindo uma muralha. É um passo de cada vez", diz.

Guilherme Azevedo, integrante da Guarda de Nazaré, falou sobre a emoção do Círio de Miami. “É algo assim muito forte, muito bonito e que realmente tem que ser bem divulgado, porque com certeza isso vai ser algo vai tomar uma dimensão muito grande. Pela quantidade de pessoas que tiveram ano passado, praticamente dobrou o número de pessoas esse ano. Essa devoção mariana ela vai crescer bastante aqui”, relata.

Ele também comentou sobre a atuação dos guardas que foram formados no país para atuarem na festividade. “Os guardas que se formaram aqui ficaram a frente da ação, nós ficamos monitorando para ver se eles estavam fazendo tudo de acordo com que a gente costuma fazer, dentro das normas e do comportamento adequado. Eles estão bem preparados já para assumir essa missão aqui em Miami. Foi bonito vê-los trabalhando todos uniformizados, compondo e aumentando mais ainda a nossa equipe”, destaca.

*(Estagiários sob supervisão de João Thiago Dias, coordenador do núcleo de Atualidade)

Círio 2024