Círio 2024: veja dicas de pontos turísticos e de programações para conhecer em meio à festividade
Além da Grande Romaria, a cidade oferece uma experiência cultural em meio à quadra nazarena
O Círio de Nazaré, celebrado neste domingo (13), é uma das maiores manifestações religiosas do Brasil, atraindo milhares de fiéis e turistas de todo o mundo. Além da Grande Romaria, a cidade oferece uma experiência cultural em meio à quadra nazarena. Para aqueles que irão aproveitar a cidade nesta época, também vale a conhecer alguns dos principais pontos turísticos de Belém e das programações que são realizadas para além das procissões. Veja dicas do que fazer em Belém:
Pontos turísticos
Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré
O ponto central do Círio, a Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, é um dos maiores símbolos da fé paraense. Com uma arquitetura inspirada na Basílica de São Pedro, no Vaticano, o templo é o destino final da procissão da Grande Romaria. Visitar a basílica é essencial para quem quer entender a profundidade da devoção à santa padroeira. Além de sua importância religiosa, o local impressiona pela beleza e pelo valor histórico.
Museu Memória de Nazaré
Com um acervo especial de objetos que retratam a história da maior manifestação de fé católica do mundo, o espaço Memória de Nazaré faz parte do complexo da Basílica Santuário e está diariamente de portas abertas para receber turistas e devotos. O local abriga centenas de objetos carregados de histórias. É possível desde réplicas em pequena escala de casas, barcos, lojas etc. E até mesmo mantos oficiais das romarias anteriores, entre outros.
Mercado do Ver-o-Peso
Considerado um dos mercados públicos mais icônicos do Brasil, o Ver-o-Peso é o coração pulsante da cultura amazônica. Na maior feira aberta da América Latina, será posso ver encontrar desde peixes frescos a temperos e ervas medicinais.
Estação das Docas
Às margens da Baía do Guajará, a Estação das Docas é um complexo turístico que reúne gastronomia, cultura e lazer. O espaço é ideal para quem quer apreciar a culinária local em um ambiente refinado, além de oferecer uma bela vista para o rio e o pôr do sol. A área conta com bares, restaurantes, lojas de artesanato e uma programação cultural variada.
Mangal das Garças
Para quem busca um contato mais próximo com a natureza, o Mangal das Garças é um oásis verde em meio à cidade. Esse parque ecológico abriga uma rica fauna e flora da Amazônia, incluindo várias espécies de pássaros, borboletas e répteis. O mirante do parque proporciona uma vista panorâmica espetacular da cidade e dos rios que a cercam. O local é um respiro de tranquilidade em meio ao ritmo agitado do Círio.
Vila Círio Iluminado
Outra opção é a Vila Círio Iluminado, que tem o patrocínio da Equatorial Pará, e está localizada na praça Waldemar Henrique. O projeto, inédito em Belém, seguirá até domingo (13) e contará com shows diariamente, além de uma das maiores rodas-gigantes itinerantes do Brasil, com 24 metros. A programação é totalmente gratuita. O espaço também conta com áreas instagramáveis, feira de artesanato e praça gastronômica.
Programações culturais
Em meio à festividade do Círio, Belém também recebe diversas programações culturais. De apresentações musicais a cortejos, muitas são as opções para quem deseja mergulhar na cultura da região.
11 de outubro (sexta-feira):
Planeta Liz no Círio
Horário: 18h
Local: Estação das Docas
Atrações: Liah Soares, Lorena Queiros, Planeta Liz e outros artistas
Noite Círios - Comunidade Cristo Alegria
Horário: 19h
Local: Teatro Waldemar Henrique
Auto do Círio
Horário: concentração às 19h
Local: Praça do Carmo
Festival Lambateria
Horário: a partir das 19h
Local: Espaço NaBêra
12 de outubro (sábado):
Arrastão do Círio
Horário: às 9h
Local: concentração em frente à Estação das Docas e saída após o fim do Círio Fluvial em direção à Praça D. Pedro II
Festa da Chiquita
Horário: após a passagem da Trasladação
Local: saída da praça da República
Programações artísticas
Exposição “Círio de Nazaré: Percursos (I)Materiais
Data: até o dia 10 de novembro
Local: Galeria Fidanza - Museu de Arte Sacra
Horário: de terça-feira a domingo, das 9h às 17h
Exposição imersiva “Círio de Sensações”
Data: até 26 de outubro
Local: Museu do Círio - Complexo Feliz Lusitânia
Exposição “Cores da Fé”, de Tarso Sarraf e Rose Maiorana
Data: até 4 de novembro
Local: Galeria de Arte do Centro Cultural Brasil-Estados Unidos (CCBEU)
Horário: segunda a sexta-feira, das 14h às 18h