CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Círio 2024: Procissão da Festa muda de data; veja quando será

A Procissão da Festa é a terceira mais antiga romaria do Círio de Nazaré e a penúltima procissão da quadra nazarena

O Liberal

A Procissão da Festa, que era tradicionalmente realizada aos domingos ao longo de vários anos, teve o dia da semana alterado pela Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) neste ano. Ela acontecerá no sábado, 26 de outubro, às 17h, saindo da Comunidade Sagrada Família, que fica na rua Domingos Marreiros, no bairro do Umarizal, em Belém. Conforme divulgado pela DFN, a mudança no dia da semana é devido à possibilidade de um 2º turno na eleição para prefeito na capital. 

VEJA MAIS

image Quem vai estar no Círio 2024? Confira famosos que estarão em Belém
Belém se prepara para receber 2,5 milhões de fiéis durante o período do Círio de Nazaré

image ​Programação do Círio de Nazaré 2024 ​é divulgada; confira as datas e horários
Entre os destaques, estão as romarias que mobilizam milhares de fiéis

image Redação do Círio 2024: inscrições vão até esta sexta-feira (20); veja como participar
O concurso é aberto para alunos do Ensino Médio das redes pública e particular do Pará

Como será o percurso?

A Procissão da Festa sairá da Comunidade Sagrada Família e vai seguir pela rua Domingos Marreiros, travessa 9 de Janeiro, rua Antônio Barreto, av. Generalíssimo Deodoro e avenida Nazaré, até a Praça Santuário, com previsão de 2h de duração. Realizada há mais de 110 anos, a Imagem Peregrina é conduzida no carro Berlinda. Em 2001, a romaria passou por todas as comunidades que fazem parte da Paróquia de Nazaré, em um percurso total de 4,3 km, o mais longo até hoje.

A Procissão da Festa é a terceira mais antiga romaria do Círio de Nazaré e a penúltima procissão da quadra nazarena. A expectativa da Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) é que cerca de 5 mil fiéis participem desta caminhada, que tradicionalmente possui um trajeto diferente a cada ano, assim como a Romaria da Juventude. 

“Esta romaria também é dedicada a todas as instituições, órgãos de segurança, de saúde, voluntários e trabalhadores que, de alguma forma, contribuíram para a realização do Círio deste ano, e que no dia da grande procissão, muitas vezes não conseguem fazer a sua homenagem à Nossa Senhora por conta do trabalho executado”, conta Antônio Sousa, diretor de procissões.

Não se sabe precisamente quando a primeira Procissão da Festa foi realizada, mas em 1881 já se tem registros históricos, 24 anos antes dos Barnabitas assumirem a Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré do Desterro, em 1905.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Círio
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!