MENU

BUSCA

Círio 2024: pastorais e voluntários oferecem acolhimento para romeiros ao lado da Catedral de Belém

A acolhida aos peregrinos será a partir das 16h deste sábado (12), incluindo atendimento médico e recepção humanizada

Eva Pires

Um ponto de acolhimento aos romeiros do Círio de Nazaré 2024 será disponibilizado no sábado (12) de Trasladação, por pastorais e grupos voluntários, que se reunirão pela primeira vez para oferecer assistência médica e recepção humanizada. Com o lema "Não vim para ser servido, e sim para servir", inspirado em um trecho bíblico, a acolhida aos peregrinos será de 16h às 00h, na calçada da rua Dr. Assis, ao lado da Catedral Metropolitana de Belém, situada no bairro da Cidade Velha. A iniciativa é da Pastoral Social Santa Teresa de Calcutá. 

O espaço irá ofertar um anexo de apoio médico, incluindo profissionais como cardiologistas, enfermeiros, assistentes, além de ambulância para caso de emergências. A expectativa é de reunir 50 voluntários, segundo o diácono Sílvio Ataíde, um dos responsáveis pela ação. Estão entre os grupos participantes: Encontro de Casais com Cristo; Terço dos Homens; Mães que Oram pelos Filhos; Grupo da Paz da Cidade Velha, pastorais da saúde e da família.

VEJA MAIS

Círio 2024: veja como vai funcionar a Casa de Plácido e outros pontos de acolhimento para romeiros
Iniciativas como da Casa de Plácido, além de instituições como a Cruz Vermelha do Pará e do TJPA oferecem suporte, distribuídos ao longo de diferentes trechos entre Belém e Ananindeua

Pastoral da Acolhida recebe doações para ações com romeiros do Círio de Nazaré
Doações podem ser feitas na Casa Coração de Maria, localizada na travessa 14 de Março, das 8h às 16h

O diácono destaca que a recepção aos romeiros na Catedral de Belém é uma tradição, porém, nunca havia sido realizada com essa estrutura, incluindo aparato médico e um contato mais próximo e humanizado com os peregrinos.

"Vamos oferecer acolhimento a pessoa que chega cansada, desde palavras de conforto a um abraço, aperto de mão e sorriso. Vai ser um ambiente para sentar, descansar, tomar água, lavar e cuidar dos pés machucados. Haverá apoio não só de mão de obra, mas de uma palavra amiga àqueles que atravessaram a fronteira para essa peregrinação de graças aos bens que receberam, para que possam sair de lá revigorados ", diz o diácono Sílvio Ataíde.

Como se voluntariar?

Interessados devem entrar em contato pelo número (91) 98117-4581.

Serviço

Ponto de acolhimento para romeiros do Círio de Nazaré 2024
Data: sábado (12/10)
Horário: de 16h às 00h
Local: calçada da rua Dr. Assis, ao lado da Catedral Metropolitana de Belém - Cidade Velha, Belém 

Círio 2024