CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Círio 2024: fiéis participam de vigília de 48 horas em preparação para a Grande Romaria

Mais de 100 devotos, entre jovens, adultos e idosos, participaram desse momento de oração e reflexão

Gabriel Pires
fonte

A vigília de adoração em preparação espiritual ao Círio de Nazaré iniciou na manhã desta quarta-feira (09), às 8h, na Capela do Bom Pastor, no Centro Social de Nazaré. Mais de 100 devotos, entre jovens, adultos e idosos, participaram desse momento de oração e reflexão. A programação segue até sexta-feira (11/10), com horário de encerramento às 6h, e a expectativa é receber um grande número de devotos.

Serão 48 horas em Adoração ao Santíssimo Sacramento, com momentos de reflexão da palavra de Deus, louvor e recitação do terço. Participam da celebração membros de diversas paróquias, comunidades e escolas católicas, além de grupos religiosos da Grande Belém. A programação, realizada pela primeira vez em 2001, pela Diretoria de Festa de Nazaré (DFN), é um dos momentos de preparação espiritual para o Círio. 

VEJA MAIS

image Círio 2024: fiéis visitam a exposição dos Carros de Promessas nesta quarta-feira
Após a exposição, os carros seguem para primeira procissão oficial da quadra nazarena, que acontece na noite de quarta-feira.

image Devotos caminham rumo a Belém na 45ª Romaria de Castanhal
Os católicos irão caminhar mais de 70 km até o Santuário Basílica Nossa Senhora de Nazaré, pela rodovia BR-316.

image Círio 2024: pastorais e voluntários oferecem acolhimento para romeiros ao lado da Catedral de Belém
A acolhida aos peregrinos será a partir das 16h deste sábado (12), incluindo atendimento médico e recepção humanizada

Círio 2024: fiéis participam de vigília de 48 horas em preparação para a Grande Romaria

Neste ano, 65 casais foram convidados pelo casal coordenador escolhido pela Diretoria da Festa para o acolhimento e organização da Adoração, Olivaldo e Valéria Costa. Para Olivaldo, esse é um encontro especial. "Nossa missão começou desde o ano passado e não dá para dizer não à mãezinha. A vigília é tudo é uma conexão [com Deus]. Para as pessoas que estão aqui, é um aprendizado pessoal e uma reflexão. O objetivo é gente fazer uma preparação espiritual para que o Círio aconteça", explica.

"Todo mundo pode participar da vigília. São 23 turnos de duas horas durante a programação. Foram convidadas, neste ano, 198 instituições da Região Metropolitana de Belém. As pessoas cantam, elas doam e, se olharmos, algumas estão chorando, porque as músicas refletem o ambiente espiritual que temos dentro da programação. Nossa intenção, através da nossa espiritualidade e das nossas orações das comunidades, é levar essa energia para todos os participantes do Círio", completa Olivaldo.

Devoção

Coordenadora do Apostolado Arquidiocesano de Belém, Ana Virgínia da Cunha, foi uma das devotas que participou da vigília e reforça a importância de participar desse momento de oração. "Foi um momento muito, porque estivemos perante Jesus sacramentado. Jesus esteve presente no meio de nós. Estamos felizes por estarmos todos os anos aqui, louvando e agradecendo a Deus. E pedindo por mais um Círio", relata ela.

"É um momento muito bom de espiritualidade. São vários grupos e paróquias. Eu me emociono ao falar, porque Nossa Senhora é tudo em nossas vidas. Através de seu filho Jesus, ela me intercede a ele e conseguimos nossas graças. E eu posso dar um testemunho. Minha filha teve uma gravidez de risco há 6 anos, mas minha neta nasceu com saúde. Ela se chama Maria, em homenagem à Nossa Senhora", conta, emocionada.

Junto da esposa, o cirurgião-dentista Dorivaldo Rezende também esteve presente no encontro e conta que participa há 16 anos da vigília. "Esse é um momento especial de encontro com Jesus nesse caminhar com Maria. É uma oportunidade muito simbólica participar da vigília do Círio. Ficamos de 8h às 12h, que foi o primeiro horário. Estamos desde a primeira missa do dia que foi realizada", detalha.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Círio 2024
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!