Círio 2024: confira a programação completa do encerramento da festa, fogos e Recírio
Fiéis participam de uma sequência de eventos expressivos da devoção mariana na capital do Pará neste domingo (27.10) e segunda-feira (28.10)
Os momentos finais da maior festa dos paraenses, o Círio de Nossa Senhora de Nazaré na sua 232ª edição, em 2024, transcorrem neste domingo, dia 27, e na segunda-feira, dia 28, marcados pela emoção dos fiéis, do Clero da Arquidiocese de Belém e dos integrantes da Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) e da Guarda de Nazaré. A programação envolve o Encerramento do Círio e o Recírio. A partir das 18h deste domingo (27), a Basílica Santuário de Nazaré sediará a Missa de Encerramento do Círio 2024, a ser presidida pelo bispo auxiliar de Belém, dom Antônio de Assis Ribeiro.
A Banda Sinfônica do Corpo de Bombeiros Militar do Pará se apresentará na Concha Acústica da Praça Santuário, a partir das 19h. Em seguida, o público vai poder conferir um espetáculo com vídeo mapping na área da Basílica Santuário, como parte do projeto “Cores, Sons e Sensações”, que usa projetores avançados para criar uma experiência diferenciada de arte e religiosidade, e ainda presenciar o anúncio do tema do Círio 2025 um evento piromusical (com fogos de artifício), a partir das 21h45 horas. No total, foram 15 dias de devoção e expressão de fé à Nossa Senhora de Nazaré.
Em 2024, o “Cores, Sons e Sensações” conta com patrocínio da Equatorial Energia por meio da Lei Semear, Fundação Cultural do Pará e Governo do Estado. A realização é Amplicriativa e VJ Lobo e o projeto conta com o apoio da Diretoria da Festa de Nazaré, Arquidiocese de Belém e Basílica Santuário de Nazaré. Antes da projeção, o padre Cavalcante, pároco da Basílica Santuário, fará uma apresentação musical na varanda da igreja. Durante a projeção, será anunciado o tema do Círio 2025.
Às 19h15, na Casa de Plácido, ao lado da Basílica Santuário, será realizada a solenidade de anúncio do casal coordenador do Círio para o biênio 2025/2026. O arcebispo de Belém, dom Alberto Taveira Corrêa, participará da programação. "A expectativa de público em todas as procissões foi superada. Foram muitas manifestações de fé percebidas nos milhões de olhares com lágrimas e emoções nos rostos. Também a quantidade de promessas depositadas nos carros no dia do Círio foi bem expressiva. Então creio que o nosso principal objetivo conseguimos alcançar: aproximar as pessoas de Deus", avalia o coordenador da Diretoria da Festa de Nazaré deste ano, Antônio Salame.
Imagens e fogos
Sobre o espetáculo de vídeo mapping, o VJ Lobo explica que se trata de uma técnica de projeção de conteúdos audiovisuais em objetos e superfícies como fachadas de prédios e monumentos, promovendo a interação entre conteúdo audiovisual e, por exemplo, a arquitetura local. "Estamos trazendo uma conexão ainda mais forte entre as pessoas, o divino, Deus e Nossa Senhora. Vivemos tempos frenéticos e é preciso parar para refletir, olhar para si e para o outro, criar laços de solidariedade, carinho e amor", pontua VJ Lobo.
O espetáculo de fogos deve durar cerca de cinco minutos e vai colorir o céu de várias cores, com 260 efeitos diferentes e 1 mil acionamentos dos efeitos. Os fogos serão instalados próximos da Basílica. Para garantir a segurança do encerramento da festa, o Arraial de Nazaré será fechado para a entrada do público a partir das 20h. Será reaberto somente na segunda do Recírio, de 8 às 22h.
Para a segurança do público na programação do Encerramento do Círio 2024, a Prefeitura de Belém interditará trechos das avenidas Nazaré e Governador José Malcher, no acesso à Praça Santuário, bem como, desvios de trânsito e de linhas de ônibus, a partir de 20 horas do domingo, dia 27. Agentes de trânsito da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) interditarão a avenida Governador José Malcher com a avenida Generalíssimo Deodoro e avenida Nazaré com travessa Quintino Bocaiúva para evitar o fluxo de veículos na avenida Nazaré, organizar o trânsito e garantir a fluidez no entorno e a segurança viária aos participantes do encerramento da quadra nazarena. A avenida Nazaré com a avenida Generalíssimo Deodoro e com a Vila Leopoldina, será bloqueada pela Guarda Municipal de Belém (GMB).
Em função dessa interdição temporária, as linhas de ônibus que circulam pela avenida Nazaré serão desviadas pela travessa Rui Barbosa, seguindo pela avenida Gentil Bittencourt, a destino, e os que acessam a Nazaré, pela travessa Quintino Bocaiúva, seguirão direto pela Gentil Bittencourt, a destino. Agentes de transporte da Semob estarão na avenida Gentil Bittencourt, nos cruzamentos com as travessas Rui Barbosa e Quintino Bocaiúva, orientando os motoristas das linhas de ônibus e passageiros quanto a alteração feita temporariamente nos itinerários.
Recírio
Fiéis participarão da última romaria do Círio 2024, o Recírio, nesta segunda-feira (28). A programação dessse dia começará bem cedo. Às 6h30, ocorrerá a cerimônia da Subida da Imagem Original de Nossa Senhora de Nazaré do nicho em frente ao altar-mor para o Glória nos altos da Basílica Santuário. Às 7h, será celebrada a Missa do Recírio, na Praça Santuário, a ser celebrada pelo arcebispo de Belém, dom Alberto Taveira Corrêa, e, às 8h, acontecerá a romaria do Recírio, com saída da Praça Santuário. Essa romaria é a 14ª procissão da festividade.
Como informa a Diretoria da Festa de Nazaré, durante o percurso, a Imagem Peregrina da Virgem de Nazaré será conduzida por aproximadamente 800 metros, sendo este o menor trajeto das romarias oficiais. Os devotos seguem o andor com a Imagem da Virgem, que terá decoração de Djan Slaviero, pela passagem Dom Alberto, contornando a Praça Santuário, seguindo pela travessa Generalíssimo Deodoro, Avenidas Nazaré e Magalhães Barata até chegar à Capela do Colégio Gentil Bittencourt. O percurso deve ser cumprido em até uma hora e, segundo estimativas do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio-Econômicos no Pará (Dieese-PA) e da Diretoria da Festa de Nazaré, deve reunir cerca de 50 mil pessoas.
A primeira procissão do Recírio remonta à metade do século XIX, mais precisamente o ano de 1859. Antigamente, o Recírio era feito no domingo à tarde com a volta da Imagem para a Capela do Palácio do Governo, fato relatado em 1859. Já conhecido como "Último Ato da Festividade Nazarena", ao chegar na Praça em frente ao Palácio, a procissão era encerrada com uma missa e com o disparo de fogos de artifício. Atualmente, após a procissão, a imagem fica na capela do colégio e depois segue para a Basílica Santuário, onde permanece durante o ano.
Ainda nesta segunda, a partir das 10h, a Arquidiocese de Belém e a Diretoria da Festa de Nazaré realizarão uma Coletiva Oficial com a imprensa fazendo um balanço do Círio de Nazaré 2024, com dados dos eventos realizados e perspectivas para 2025. O Círio de Nazaré é uma realização da Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré, Diretoria da Festa de Nazaré, Governo do Estado do Pará e Prefeitura de Belém e mais patrocinadores e apoiadores da festividade.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA