Círio 2023: mais de 100 alunos participam da 29ª edição do concurso de redação
Nste ano, os estudantes da rede pública e privada discorreram sobre o tema 'O caminho para sermos um'
Nste ano, os estudantes da rede pública e privada discorreram sobre o tema 'O caminho para sermos um'
Neste domingo (24) ocorreu a 29ª edição do concurso de redação do Círio 2023. Cerca de 111 estudantes de ensino médio, entre rede pública e privada, estiveram no Centro Social de Nazaré, a Casa de Plácido, para a realização da prova. De acordo com a Diretoria da Festa de Nazaré, os estudantes vieram dos municípios de Belém, Ananindeua, Marituba, Santa Bárbara do Pará, Santa Isabel do Pará, Bujaru e Castanhal, e irão discorreram sobre o tema “O caminho para sermos um”.
Para o concurso deste ano, a alta procura das instituições de ensino para inscrevem os estudantes surpreendeu a organização da prova. De acordo com a diretoria, 33 escolas da rede pública e 78 privadas estão participando, e todos os alunos inscritos compareceram. O estudante Fernando dos Santos, de 15 anos, é cadeirante e fez a redação pela primeira vez. Segundo ele, foi um misto de emoções.
“Eu gostei bastante de fazer a redação. Essa é a primeira vez que eu faço e foi uma experiência muito boa. Eu estava estudando esses temas há alguns dias e já esperava um pouco que fosse cair essa temática da união. No início eu fiquei nervoso, mas depois fui acostumando com o tema. Eu achei que isso até poderia me prejudicar, mas acabei me saindo bem. Gostei das pessoas aqui também, achei que eles me atenderam muito bem. Estou feliz em participar”, diz o estudante.
A mãe de Fernando, Elem Maria dos Santos Carvalho, que é auxiliar administrativa, aguardava o filho no lado de fora da sala onde os estudantes faziam a prova. Ela relata que a família considerou o concurso como uma experiência nova para o filho. “A gente levou como um propósito para novos conhecimentos, para novas oportunidades que vão além da limitação física. A gente não foca nos resultados, e sim na experiência que ele está adquirindo hoje só de estar aqui”, declara.
Outra estudante que também fez a redação do concurso do Círio 2023 foi Kamilly Aparecida Pereira dos Santos, de 18 anos. Ela comentou sobre o tema da redação e relatou a importância sobre a reflexão que ele trouxe a todos os jovens que fizeram a prova. “O tema deu espaço para as pessoas se expressarem melhor. Esse tema nos fez pensar em como encaixar Jesus, Maria e fé nos dias de hoje, com tantos conflitos. Nos ver ver como ter uma solução, dando a nossa perspectiva de jovens e adolescente sobre como a fé pode ajudar a sociedade”, explica.
Segundo Lilian Acapautassu, membro da diretoria de evangelização, é uma alegria saber que jovens de todas as idades estão participando. “Ficamos felizes em ver que jovens de tantos lugares vieram até aqui para participar”.
Ela também explicou como ocorreu a escolha do tema da redação deste ano. “Nós entregamos para o elaborador da prova um livro de peregrinações. E é inspirado nesse livro que ele prepara os textos de apoio e seleciona o tema. O mundo hoje está tão ‘do avesso’, tão violento que essa unidade parece estar indo embora. E nós acabamos esquecendo que precisamos nos aproximar de Maria. A gente precisa fazer com que o jovem reflita e pense em como retomar esse caminho de unidade”, destaca Lilian.
O resultado dos três primeiros lugares do concurso de redação do Círio 2023 será divulgado até o dia 02 de outubro, no site do Círio de Nazaré e na sede da Diretoria da Festa. Os vencedores serão premiados no dia 03 de outubro, em uma cerimônia que irá ocorrer na Casa de Plácido.