Círio 2023: fiéis aguardam a Missa do Círio, na praça Frei Caetano Brandão

Fies já estão no local desde as primeiras horas deste domingo (8)

Vitória Reimão e Dilson Pinheiro

Os fiés já estão no local para acompanhar a Missa do Círio, em frente à Igreja da Sé, praça Frei Cateano Brandão. A celebração é a primeira etapa antes da grande procissão da edição 231° do Círio de Nazaré 2023. Segundo informações da Diretoria da Festa de Nazaré (DFN), a expectativa é que o local fique lotado. Já a previsão do término da celebração ocorre às 7h. Acompanhe, ao vivo, todos os detalhes das procissões do Círio 2023.

Pagadores de promessas já estão a postos para viver mais um Círio. Um deles é o cobrador Paulo Felix, morador do município de Marituba. Ele irá acompanhar a grande procissão depois de ter conseguido uma graça alcançada. "A Nossa Senhora de Nazaré é minha mãe!", disse.

VEJA MAIS:

image Círio 2023: ações fomentam gastronomia paraense tradicional do Círio de Nazaré
O programa "Forma Pará" e os cursos livres de culinária nas Usinas da Paz são exemplos de políticas estaduais desenvolvidas para fortalecer o setor gastronômico

image Círio 2023: cortes na corda atrasam início da Trasladação
A Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) estima que a romaria chegará no horário previsto, entre 23h e 23h30

image Círio 2023: Trasladação atrasa após ferro de atrelamento se soltar
O incidente provocou um atraso de quase 45 minutos na procissão

Paulo conseguiu realizar seu grande sonho há quatro anos: uma casa própria. "Se eu conseguisse adquirir a minha casa ou o meu terreno, eu traria uma casa na cabeça. graças a Deus e a intercessão de Nossa Senhora, eu consegui e hoje eu estou aqui para pagar essa promessa", celebra.

image Legenda (Ivan Duarte / O Liberal)

Após a promessa feita, Paulo acrescenta que que levou em torno de um ano para conseguir a sua casa. "Já estou há quatro anos nessa casa. Moro em Marituba, consegui realizar a minha promessa nesse ano. Nossa senhora é a minha mãe, porque é mãe do meu Senhor Jesus Cristo, então ela é minha mãe também", diz.

Promessa cumprida há 26 anos:

Há 26 anos que o promesseiro e professor Ruy Martins acompanha a Grande Procissão de Nazaré para pagar sua promessa. Ruy disse que seus filhos nasceram prematuros 
em peso e idade. Ele conta que foram dias difíceis na UTI. "Naquele momento, eu entreguei meus filhos nas mãos de Nossa Senhora. E, há 26 anos, eu acompanho Círio,
trazendo eles no colo", conta. 

Ruy leva dois bonecos de cera para representar seus dois filhos. "Eu trago eles no colo, renovando a entrega deles para a Nossa Senhora, para que ela possa cuidar
de nossos filhos, como mãe. Ninguém melhor do que ela para cuidar deles. Estarei acompanhando e renovando essa promessa enquanto eu ainda estiver com saúde. Peço que ela abençooe não só pelos meus filhos, mas a todos nós", acrescenta.

Renata Melo, a esposa de Ruy Martins, diz que é um momento de fé. "Esse momento é de renovação da nossa fé, de esperança em dias melhores. Na saúde da população, depois dessa pandemia. É um momento de energia positiva e renovação", disse Renata, que carregava três bonecos de cera representando os filhos.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Círio 2024
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!