Círio 2023: 'Santa Missa Matutina' marcou o início da Grande Procissão do Círio
Após a ‘Santa Missa Matutina’, presidida por Dom Alberto Taveira, inicia a saída para Círio
A missa de abertura da procissão do 231° Círio de Nossa Senhora de Nazaré foi realizada no início da manhã deste domingo (8), em frente a Catedral Metropolitana de Belém, conhecida como Catedral da Sé. O ritual foi celebrado pelo arcebisbo de Belém, Dom Alberto Taveira e marcou o início do percurso de quase três quilômetros até a Basílica de Nossa Senhora de Nazaré. Acompanhe, ao vivo, todos os detalhes das procissões do Círio 2023.
VEJA MAIS
Antes do sol raiar a multidão já aguardava pela cerimônia. O movimento de pessoas transitando pelas ruas do Centro Histórico de Belém até a catedral foi intenso durante toda madrugada. Para conseguir um lugar à frente do palco onde foi celebrada a missa, muitos chegaram antes da meia noite.
“Cheguei aqui antes da meia noite e não arredei o pé. Sempre que vinha, não conseguia chegar nesse lugar, sempre lotado. Agora estou bem em frente de onde nossa santa será colocada na berlinda, acompanhar um momento mágico, que é justamente o início da procissão, não tenho como explicar, por Nossa Senhroa de Nazaré vale a pena”, disse a aposentada Enilde Silva.
Quando Dom Alberto Taveira disse as primeiras palavras da cerimônia, o sol já começava a cobrir os fieis. O silêncio pedido pelo sacerdote foi obedecido por toda multidão. Sua preleção centrou-se em passar a mensagem que Jesus Cristo tem o mundo em suas mãos.
“Já tive muitas graças e oportunidades de ficar olhando para essa imagem e dessa vez me chamou atenção de forma especial o fato de Nossa Senhora ter o menino nos braços. E esse menino tem o mundo em suas mãos. Meu desafio nessas manhã é que cada pessoa tome consciência para proclamar com toda força da sua vida: 'o senhor tem o mundo em suas mãos, ele é o alfa e o ômega, a primeira e última letra, o princípio e o fim, o mundo tem sentido porque ele é amado por Deus'", disse Taveira.
Após a cerimônia, a Santa foi colocada cuidadosamente na berlinda e levada para o atrelamento, onde ocorreu a saída para a principal procissão da festa nazarena. Houve tumultos em alguns trechos até a avenida Boulevard Castilho França e algumas pessoas precisaram de socorro dos voluntários da Cruz Vermelha.
Com o encerramento da Santa Missa, a multidão seguiu a berlinda, ao som de louvores, cânticos marianos e aplausos. Foi o começo da principal procissão, a 231ª da história do Círio de Nazaré.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA