Círio 2022: Procissão da Festa é a penúltima romaria e deve reunir 5 mil devotos nas ruas
É a terceira mais antiga das romarias oficiais do Círio, com registos históricos desde 1881 e curiosidades que fazem dessa uma das procissões mais diferentes
A Procissão da Festa, a terceira mais antiga romaria do Círio de Nazaré e a penúltima procissão oficial da quadra nazarena, ocorre às 8h deste domingo (23). A expectativa da Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) é que 5 mil devotos participem da caminhada, que tradicionalmente possui um trajeto diferente a cada ano, assim como a Romaria da Juventude. Realizada há mais de 110 anos, a procissão costumava sair de dentro da Basílica, pois não existia a Praça Santuário.
VEJA MAIS
A previsão é que a romaria tenha 2h de duração, percorrendo 2,4 km.
Veja o trajeto da Procissão da festa
- Saída da Comunidade Sagrado Coração de Jesus, na rua dos Caripunas,
- travessa Quintino Bocaiúva,
- avenida Conselheiro Furtado,
- travessa Benjamin Constant,
- avenida Nazaré,
- chegada na Praça Santuário.
Participação dos fiéis
“Esta romaria também é dedicada a todas as instituições e órgãos de segurança e saúde que, de alguma forma, contribuíram para a realização do Círio deste ano, por isso fazemos este convite especial para que todas estejam representadas no dia”, conta Antônio Sousa, diretor de procissões.
A Imagem Peregrina é conduzida no carro Berlinda, com decoração de Vando Nascimento. A missa antes da procissão, na Capela do Sagrado Coração de Jesus, será celebrada por dom Antônio de Assis Ribeiro, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belém.
Chuva forte mudou horário da Procissão da Festa em 1953
Não se sabe, oficialmente, quando a primeira Procissão da Festa foi realizada, mas em 1881 há registros históricos, 24 anos antes dos barnabitas assumirem a Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré do Desterro, em 1905. Era realizada à tarde, até que uma chuva, em 1953, fez com que passasse a ser realizada pela manhã, o que aconteceu em 1954.
Em 2000, no dia 22 de outubro, a procissão coincidiu com o Jubileu de Ordenação de Dom Vicente Zico, Arcebispo Metropolitano de Belém na época. Por esse motivo, a Procissão saiu da Praça Santuário para a Catedral, onde foi celebrada uma missa solene no tablado armado em frente à Igreja.
Em 2001, a romaria passou por todas as comunidades que fazem parte da Paróquia de Nazaré, em um percurso total de 4,3 km. E desde então o percurso muda periodicamente para se tornar inclusivo às paróquias.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA