Círio 2022: Museu ‘Memória de Nazaré’ atrai visitantes com instalações imersivas e interativas
O espaço aberto foi ao público na última terça-feira (4) e recebeu novas instalações
Em comemoração aos 10 anos do Museu Memória de Nazaré, a Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) reinaugurou o espaço na última terça-feira (4). O museu fica localizado ao lado da Casa de Plácido, no bairro de Nazaré, em Belém, com horário de funcionamento das 9h às 20h — durante a semana — e das 15h às 21h — aos domingos. Após passar por revitalização, o local passou a contar com instalações imersivas e interativas, que são abertas ao público. O público terá a experiência de prestigiar fotos históricas, cartazes, símbolos e exposições artísticas voltadas à temáticas do Círio.
VEJA MAIS:
O Museu abriga uma exposição permanente que conta a história da fé e da devoção mariana, que tem seu maior momento no Círio. São imagens das romarias, mantos utilizados pela Imagem Peregrina, cartazes de edições passadas do Círio de Nazaré, pedidos e promessas de romeiros, com as tradicionais casas e barcos, carregados pelos devotos durante a procissão. A entrada possui um valor simbólico.
Para facilitar a comunicação e pré-visualização dos espaços, foi utilizada a tecnologia de realidade virtual e realidade aumentada. Os visitantes farão uma viagem pelo tempo para conhecer os principais personagens, histórias e lendas relacionadas à origem da devoção à Virgem de Nazaré, segundo a DFN. A equipe de desenvolvimento contou com especialistas em Belém e consultores espalhados por cidades do Brasil e do exterior.
A sala da imagem original
O Museu dispõe de uma sala que abriga a imagem original de Nossa Senhora de Nazaré e conta com um tecnologia que permite uma maior aproximação dos visitantes ao encontro com a imagem. A exposição “Encontro com Maria” permite uma experiência em realidade virtual, permitindo o toque sensorial de todos os devotos.
Na sala, os visitantes também podem imergir em em experiências como a Descida do Glória em vídeo 360. Após o vídeo imersivo, os visitantes podem tocar na representação da padroeira usando as próprias mãos.
A sensação de tocar em algo virtual é gerada, pois, na sala do museu, existe uma
imagem do mesmo tamanho e exatamente na mesma posição onde, virtualmente, está um holograma da santa. O holograma é uma cópia digital foto realista em alta qualidade, virtualmente original.
Salas e exposições
As Raízes de Nossa Identidade
A Origem da Devoção na Amazônia
O Achado de Plácido
A Primeira Ermida
O Primeiro Círio de Nazaré
A Berlinda & A Corda
As Procissões
As Homenagens
A Imagem Peregrina
A Basílica Santuário
A Imagem Original
Sala dos Milagres
Serviço
Museu Memória de Nazaré
Local: ao lado da Casa de Plácido, no Centro Social de Nazaré
Horário de atendimento: das 9h às 20h (durante a semana); das 15h às 21h (aos domingos) - horário sujeito a modificações.
Valor da entrada: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)
Horário de atendimento para grupos: 9:30h; 11h; 15h; e 17h.
Recomendações e avisos: proibida a entrada com alimentos; permitido fotografar
Mais informações: seatur@santuariodenazare.com.br e (91) 4009-8400
Atendimento presencial: Setor de Turismo da Basílica, dentro da Basílica Santuário.
(Gabriel Pires, estagiário, sob supervisão do coordenador do Núcleo de Atualidades, João Thiago Dias)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA