MENU

BUSCA

Círio 2022: Festa da Chiquita retorna com grande público e em defesa da diversidade

O jornalista Zeca Camargo e a atriz Bárbara Paes receberam uma distinção em prol dos direitos LGBTQIA+

Bruna Dias e Lucas Costa

A Festa da Chiquita, manifestação de devoção e irreverência da comunidade LGBTQUIA+ de Belém, premiou na edição 2022 o jornalista Zeca Camargo e a atriz Bárbara Paes, entre outras atrações. Em entrevista exclusiva ao Grupo Liberal, Zeca Camargo falou sobre a relação com o Natal dos paraenses e as expectativas para o domingo (9).

“Praticamente em todas as vezes que eu vim ao Círio, eu também passei na Festa da Chiquita. Agora, a novidade é que estou aqui como convidado do Elói (Iglesias, organizador da festa), maravilhoso”, comemorou.

Quando Zeca Camargo voltou ao Círio, após a primeira vez, ele relata que pensou já conhecer tudo da festa. Mas depois percebeu que nenhum Círio é igual ao outro. “Eu só acho que este vai ser diferente mesmo porque está guardado nas pessoas há dois anos a vontade de que tenha Círio. Com dois anos sem viver o Círio mesmo, tenho certeza de que isso vai mexer com as expectativas das pessoas. Estou aqui, mas daqui a pouco vou dormir, quero estar acordado bem cedinho”, afirmou.

Sobre o recebimento do prêmio Cidadania LGBTQUIA+, que ganhou na edição deste ano, Camargo afirmou que foi uma honra recebê-lo. “É um super orgulho. Agora eu faço parte desse patrimônio maravilhoso, cultural, que é tão lindo, de Belém”, comemorou.

O cantor e produtor cultural Elói Iglesias, responsável pela organização da Festa da Chiquita, também demarcou a importância da manifestação. “A fênix está voando! A Festa da Chiquita é a liberdade, é a noite, é o amor. Esse espaço é o espaço da diversidade, e que muitos tentaram calar, mas nós lutamos. Nós estamos presentes em todas as casas, em todos os lugares. Nós somos felizes. E gente feliz não se incomoda com ninguém! Viva a Chiquita! São 45 anos de defesa da diversidade”, declarou.

Círio 2024