MENU

BUSCA

Círio 2022: Conheça a origem do cartaz da festividade

Erika Maués Bastos Fazio, de 37 anos, é paraense e mora há 11 anos no Rio de Janeiro. Todos os anos ela enfeita a porta da casa com a imagem da Santa

Amanda Martins

Quando o cartaz do Círio de Nazaré começa a ser fixado nas portas e janelas das residências é sinal que o mês de outubro está bem próximo. Ao longo do tempo, essa tradição deixou de ser apenas um ritmo que marca a aproximação da festa católica, para se tornar um importante símbolo do Círio, segundo a antropóloga e estudiosa da manifestação religiosa Mariana Ximenes. E, mais do que isso, o ato também pode ser visto como uma maneira de ‘levar” Maria para dentro de casa, de estar com Ela, e receber bênçãos diárias. 

VEJA MAIS

De acordo com a pesquisadora do Círio, Mariana Ximenes, antes de 1855, o “cartaz do Círio” nada mais era do que uma peça com texto informativo divulgando quem eram os juízes da festa. Posteriormente, ela passa a ser feita com imagem, mais precisamente uma gravura da Santa, que traz a representação dos milagres atribuídos a Nossa Senhora em Portugal e na Amazônia.

“Já em 1909 é que surge uma peça que se aproxima mais do que chamamos de cartaz atualmente. É apenas em 1979 que o cartaz começa a ser produzido anualmente, indicando a temática da festa e apenas com informações básicas como data, local, e qual a edição do Círio naquele ano”, explicou a professora. 

Em 91, a agência de publicidade Mendes Comunicação começa a produzir o cartaz voluntariamente, e ao longo dos anos, ele passa a assumir “a estética, as técnicas e questões sociais e políticas do seu tempo”,  pontuou Mariana Ximenes. Ainda segundo a pesquisadora, com o tempo, o cartaz passou a ser um elemento de anunciação da proximidade do Círio, e também ter um evento de lançamento dedicado a ele, realizado no mês de maio. 

“Ele [o cartaz passa a ter um vínculo também com as peregrinações de Nazaré, pois é durante essas novenas que um número considerável de pessoas passam a ganhar ou adquirir o cartaz e colocar em suas casas, identificando que ali há um devoto de Nossa Senhora de Nazaré”, explicou a antropóloga. 

Atualmente, o cartaz mede 66 cm de altura e 47 cm de largura, mas nem sempre foi assim. Em 2001, foi criado o primeiro e único cartaz na horizontal. A cada um, um fotógrafo paraense é escolhido para fazer a foto do cartaz. 

Círio 2024