Círio 2022: confira dicas de alimentação, hidratação e cuidados gerais para as romarias
Alimentação, controle emocional e consciência do porte do evento são fundamentais, como apontam profissionais que atuam no Círio

Ser um romeiro na procissão do Círio de Nossa Senhora de Nazaré neste segundo domingo de outubro requer atenção e cuidados para evitar complicações na festa maior dos paraenses. Por isso, vale a pena conferir as orientações de quem atua na Segurança Pública e Defesa Social. A médica de Família e Comunidade e clínica geral, Pamella Barbosa, é católica, e tem uma relação de muito tempo com o Círio. Pamella recomenda que os participantes da Grande Romaria tenham consciência de que vão estar em um evento que se aproxima de uma maratona, daí ser importante ter uma preparação específica, ou seja, alimentem-se, tenham hidratação e outros cuidados.
A alimentação já deve ser feita desde os dias anteriores, e, sobretudo, na da véspera, com carboidrato rico, comer macarrão, proteína, evitar muita gordura, fritura, alimento muito condimentado, que possam fazer com que eles passem mal no decorrer da caminhada. “E que eles caprichem na hidratação. Essa hidratação antes, durante e após a romaria. É importante que eles levem uma garrafa com água, levem frutas, castanhas, alimentos ricos em gordura boa. Evitem comer muita fritura para não passar mal e que eles programem as paradas para a hidratação”, observa a médica.
Como no percurso há pontos de apoio, então, é bom aos romeiros descansarem um pouco, tomando bastante água, água de coco e, se puderem levar, hidratação isotônica, seria interessante. “O café da manhã (reforçado, mas não exagerado) é fundamental e o jantar da noite anterior à saída, também. É importante que não se vá em jejum, e que na noite anterior já comece essa alimentação saudável, já pensando no esforço que vai fazer. Daí no jantar da noite anterior, come macarrão, um peixe, uma batata doce, se puder, é claro. Evitar alimentos gordurosos e não mudar muito a rotina dele, ou seja, não pensar que ´amanhã eu vou caminhar muito, então, hoje eu posso comer muito, muita gordura´ ”, destaca.
Na corda
Esses cuidados com a alimentação e hidratação valem para quem vai na corda também tem que ter muito cuidado, porque em geral os promesseiros nesse setor do Círio chegam muito tempo antes de a procissão (Trasladação ou Círio) começar para se colocar no local, e aí a ingestão de alimentos saudáveis e a hidratação fazem a diferença em prol do bem-estar. Deve-se evitar bebida alcoólica, a fim de se prevenir acidentes e confusão na romaria e evitar que as pessoas tenham vontade de ir ao banheiro e também se desidratem.
Para seguir com tranquilidade no Círio, o romeiro na corda tem de estar consciente de que a aglomeração de pessoas é algo previsto e deve estar preparado fisicamente para o esforço. Quem vai acompanhar a procissão ou assistir à passagem da Imagem Peregrina pelas ruas de Belém, deve evitar ficar muito próximo das áreas com maior afunilamento próximas da corda, principalmente se estiver com crianças ou se for uma pessoa idosa. Na romaria, é importante manter uma certa distância das pessoas ao lado na caminhada, até para respirar melhor e evitar aperto desnecessário na multidão.
Como ainda se está superando a pandemia da covid-19, se estiver resfriada, a pessoa deve evitar ir para as procissões, pensando no coletivo, como frisa a médica. Além de que estar vacinado é importante no combate ao coronavírus. Com relação à varíola dos macacos, se a pessoa tiver alguma lesão diferente, suspeita de Varíola dos Macacos, é preferível ficar em casa e buscar atendimento médico para tirar dúvidas sobre o fato e fazer o diagnóstico. Na procissão, buscar manter uma distância segura dos outros participantes do evento. Se a pessoa tiver alguma comorbidade, é fundamental checar se está controlada.
Outra ação dos participantes do Círio é atenção ao Sol, ou seja, fazer uso de protetor solar no corpo inteiro, usar camisas e blusas protetoras e chapéus, porque o couro cabeludo é também afetado pelos raios solares. Se for uma pessoa idosa ou estiver com crianças, deve saber onde vai se localizar no evento tanto para assistir à romaria como caminhar ao lado da Imagem Peregrina. É bom ir acompanhado para os eventos.
“Este Círio é de esperança, esperado por muitas pessoas, é um Círio de milagres em que muitas pessoas vão lembrar dos milagres que receberam e que conhecidos receberam e também e as pessoas vão estar sem seus entes queridos. Então, é importante que as pessoas façam um trabalho espiritual , da sua saúde mental, estejam próximo de pessoas que amam, porque, de fato, é um Círio que a gente espera que as emoções venham à flor da pele.Se faz algum tratamento, não deixe de tomar a medicação, reforce também a sua saúde mental, porque vai ser muito importante. Se não tiver condições de ir, fique em casa acompanhando a romaria pelos meios de comunicação”, salienta Pâmela Barbosa.
Para o diretor de Procissões da Diretoria da Festa de Nazaré, Antônio Sousa, é fundamental a pessoa observar cada tipo de procissão, como, por exemplo, um procissão rodoviária, em se trabalha com carros, e, então, não se pode misturar veículos com pessoas no mesmo momento. No caso de uma procissão rodoviária, a pessoa deve se posicionar nas calçadas, não correr para cima do carro com a Imagem Peregrina; o ciclista deve ficar atrás da procissão. Não se deve furar bloqueios na procissões pois os bloqueios na saída da Trasladação, do Círio e também na chegada são para garantir que a imagem chegue de uma forma mais tranquila ao seu ponto final. Os bloqueios serão abertos naturalmente, com após a chegada da imagem ao seu destino.
Antônio Sousa lembra que o atrelamento da corda à Berlinda é feito no Boulevard Castilhos França com a Frutuoso Guimarães, e há um bloqueio onde as pessoas querem passar para pegar a corda. “A gente pede que respeitem esse bloqueio, porque se a gente perder o atrelamento, não tem mais como atrelar a corda à Berlinda e a grande promessa dos romeiros na corda que é trazer puxando a Berlinda não vai ocorrer. Após o atrelamento, o bloqueio é desfeito, e os romeiros podem pegar sua posição na corda para acompanhar a procissão”, observa, acrescentando que durante o Círio haverá pontos de saúde , de hidratação e de distribuição de água.
Trânsito
A superintendente Ana Valéria Borges, da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), orienta que para as procissões deve-se ter atenção redobrada para com a circulação de veículos e pedestres porque a cidade toda fica em festa, com diversas romarias, com caminhadas de romeiros. “E também um pouco de paciência, porque, muitas vezes, o trânsito pode vir a ser interrompido em determinado momento, mas de forma rápida ele vai ser liberado”, declara. O trânsito ficar lento é algo natural, como frisa Ana Valéria, por se tratar da festa de paraenses e visitantes em grande quantidade e muitas dessas pessoas utilizam carro.
“No sábado e no domingo, quando da Trasladação e do Círio, se você não vai participar, então, evite essas áreas (no centro de Belém), porque todo mundo vai estar se dirigindo para esses locais”, observa a superintendente Ana Valéria Borges. O trânsito vai estar restrito e o BRT vai ter programação diferenciada com relação às procissões. Informações sobre alterações no trânsito podem ser conferidas em agenciabelem.com.
Bombeiros
O Corpo de Bombeiros repassa como orientação para se evitar o desaparecimento de crianças em procissões deve-se mantê-las sempre sob a supervisão de um adulto e orientar meninos e meninas a informar para agentes de Segurança o nome do responsável, endereço e o número de contato. Pais devem manter a calma e buscar o apoio das autoridades, informando as características da criança desaparecida, como a altura, cor da roupa, cabelo, calçado. “Sobre os bebês, a primeira recomendação é evitar a exposição prolongada ao Sol, sempre levar consigo água e procurar locais cobertos”.
Na Romaria Fluvial, o romeiro “deve observar a capacidade máxima de passageiros na embarcação (esta informação deverá estar em uma placa, de fácil visualização), atentar para a existência e as condições de coletes salva-vidas, nunca se projetar no corrimão da embarcação ou da balsa e seguir todas as orientações de segurança da tripulação”.
Ao longo do Círio, o Corpo de Bombeiros terá militares em pontos estratégicos, em pórticos elevados, tendo como ponto de apoio a área da Praça Santuário. As unidades da corporação vão ter efetivo redobrado em plantão 24 horas. Em caso de emergência, o contato com os Bombeiros é pelo número 193.
Pontos de atendimento da Defesa Civil:
1 - Centro de Atendimento ao
Cidadão - CAC
2- Solar da Beira
3- Bradesco
4- Secretaria de Justiça e Direitos
Humanos - Sejudh
5 - Correios - AC Central
6- Fundação Curro Velho Casa da Linguagem
7- Codem - Companhia de Desenvolvimento e
Administração da Área Metropolitana de Belém
8- Clube do Remo
9 - Laboratório Amaral Costa Basílica
Pontos de atendimento da Cruz Vermelha:
1 - Museu da Assembleia
2- Inst. de artes do Pará
3- CAN
4- Estacionamento Clínica Lobo
5- Colégio Marista - Portaria 3
6- Bradesco - Largo do Redondo
7- Antiga Minds
8- Sede Social Paysandu
9- Estacionamento Ética Engenharia
10- Clube de Engenharia
11- Assembleia de Deus
12- IEEP
13- Princesa Louçã
14- ICA
15- Garagem Sespa
16- Banco do Brasil
17- Caixa Econômica
18- CDP
19- Estacionamento do Ver-o-Peso
20- Praça Dom Pedro
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA