Círio 2022: concurso de ornamentação de embarcações da romaria fluvial terá 12 prêmios distribuídos
A entrega do regulamento será feita no ato de inscrição dos barcos interessados em acompanhar a romaria
O regulamento do concurso de ornamentação para as embarcações que irão participar do Círio Fluvial 2022 serão entregues no ato de inscrição de cada barco para a romaria. A premiação homenageará o barco que estiver melhor decorado. A Secretaria de Estado de Turismo do Pará (Setur) espera que, nesta edição, cerca de 400 veículos aquáticos sejam avaliados pelos jurados.
No total, serão 12 premiações divididas em duas categorias:
- Categoria A: destinada a avaliação de barcos regionais, que inclui cascos de madeira ou aço com dois ou até três conveses e normalmente transporta passageiros em rede para diversas localidades da Região Amazônica.
- Categoria B: em que as demais embarcações estarão incluídas, composta por composta por ferry boats, balsas, empurradores, iates, lanchas, veleiros, pesqueiro.
VEJA MAIS
A iniciativa é uma forma, também, de incentivar o turismo religioso na área, promovendo maior experiência de fé a todos que estiverem presentes.
Os avaliadores escolherão o primeiro, segundo e terceiro lugar. Tanto as embarcações quanto os decoradores serão homenageados. O secretário de turismo, André Dias, disse que o concurso celebra a quinzena nazarena. “Desde a década de 80, nós entregamos o prêmio Carlos Roque às embarcações que se destacam em termos de beleza, de esmero artístico. É selecionado um grupo de jurados que estará acompanhando a procissão e todas as embarcações inscritas e demarcadas com a bandeira serão avaliadas”, finalizou o titular da pasta.
Com base no regulamento, os jurados irão atribuir pontos que variam de 01 a 10 às embarcações, de acordo com os itens:
- Ornamentação Religiosa;
- Postura da Tripulação;
- Obediência, horário e percurso do cortejo (segurança na navegação).
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA