Círio 2022: carro em homenagem aos profissionais da saúde é novidade neste ano; vídeo
Ao todo, são 14 veículos conduzidos por alunos de escolas; iniciativa do Carro da Saúde receberá itens de promesseiros e tem ornamentação especial
Ao todo, são 14 veículos conduzidos por alunos de escolas; iniciativa do Carro da Saúde receberá itens de promesseiros e tem ornamentação especial
A introdução de um carro em homenagem aos profissionais da saúde que atuaram durante a pandemia da covid-19 é uma das grandes novidades do Círio 2022. O veículo, que será utilizado na romaria principal, é conduzido por duas escolas previamente sorteadas e recebe as promessas e votos dos fiéis que participam do cortejo à Mãe de Deus. Além disso, o Traslado dos Carros como sendo a 13ª Romaria Oficial da festa, também é um diferencial. O momento abre a série de procissões do período e faz o percurso que sai da Estação Padre Luciano Brambila, no estacionamento da Basílica, e vai até a Estação das Docas, na quarta-feira. A expectativa, com a retomada do formato original, é de muita emoção e agradecimento.
VEJA MAIS
Este ano, uma das escolas sorteadas para conduzir o Carro da Saúde durante o percurso foi o Colégio Estadual Paes de Carvalho. Sirlene Duarte, professora de Língua Portuguesa na instituição, é uma das participantes e vê o momento como tradição. “Esse ano vai ser o diferencial, então é uma emoção porque a gente fica perto, eu digo assim, da esperança do povo, é no carro que eles depositam todo o seu reconhecimento e é uma confirmação da nossa esperança também, por que quando alguém deposita ali a sua devoção, através dos objetos que eles colocam pra nós, representa a nossa fé”, relata.
A comunidade acadêmica da escola planejou ações de formação para os alunos que desejam participar do cortejo acolhendo os votos, o que reforça a ansiedade que todos estão sentindo. “Não basta apenas chegar lá e ficar acompanhando, eles tem que entender a razão de estar. Nós conversamos com eles sobre alimentação e postura para receber os objetos. Dá um arrepio, fazem dois anos que a gente não tem a procissão. Vai ser um momento de muita gratidão pela vida, pelas pessoas. Não vejo a hora de chegar e estar ali com os alunos”, ressalta Sirlene.
VEJA MAIS
Historicamente, o trajeto era feito apenas pela Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) em parceria com a Guarda de Nazaré e era próprio da organização para o Círio. O apoio popular foi crescendo e inúmeros pedidos foram feitos para que a ocasião tivesse a presença da Imagem Peregrina, oficializando a romaria.
Antônio Salame, diretor-coordenador do Círio, explica que a procissão estava prevista para começar em 2020, já que foi sugerida ainda no final de 2019. “A população vendo os carros nas ruas, começou a acompanhá-los com grupos de oração. A pedido deles, Dom Alberto autorizou. Autorizou, inclusive para 2020, mas como não houve o deslocamento dos carros, vamos realizar agora em 2022”, afirma.
Como a apresentação do manto que vestirá a Imagem Peregrina na romaria principal é apenas na quinta-feira, após o Traslado dos Carros, a DFN encontrou uma alternativa. “Pediram para que a gente estabelecesse a procissão com a presença da Imagem. Ela vai estar com o carro berlinda e ainda com o manto antigo, porque o novo ainda não será apresentado”, conclui Salame.