Círio 2022: Caju faz show marcante no Círio Musical 2022, na Praça Santuário
Exibição rendeu homenagem ao cônego Raul Tavares e celebrou o Círio do Reencontro
Em uma das noites mais emocionantes do Círio Musical, na Praça Santuário, no centro de Belém, a memória do cônego Raul Tavares de Sousa, falecido em setembro último, e a alegria da retomada do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, de forma presencial, após dois anos de pandemia, foram celebradas na exibição da Casa da Juventude Comunidade Católica (CAJU), na noite desta quarta-feira (19). Enquanto imagens de "padre Raul" eram projetadas nos fundos do palco, os integrantes da banda da Comunidade lembraram que ele morreu em 10 de setembro, aos 94 anos de idade, salientando que foi o fundador da CAJU. Em seguida, houve aplausos, um minuto de silêncio e foi rezada uma "Ave Maria" pelos músicos e plateia. Nesta quinta-feira (20), às 20 horas, o Círio Musical receberá o Ministério "Adoração e Vida".
Thayse Amoedo, socorrista da Cruz Vermelha Brasileira - Pará, soube que eles iriam se apresentar nesta quarta e, então, conseguiu ser escalada para atuar na Praça Santuário, a fim de conferir um pouco da apresentação do grupo. "O trabalho da CAJU é maravilhoso, porque além da música há toda uma ação social com pessoas que precisam de amparo; estou muito feliz por estar aqui", disse.
VEJA MAIS
Como informou Paula Daniela Vieira, coordenadora da CAJU, a Comunidade funciona há 63 anos, tendo sido fundada em 2 de fevereiro de 1959. "Desde então, a gente segue o Carisma da Alegria da Ressurreição", observou. Ela ressaltou que esse foi o primeiro show que o grupo fez depois do falecimento de padre Raul, um grande devoto de Nossa Senhora. "Então, é um momento especial, a gente preparou esse show com muito carinho", frisou.
E, de fato, o show trouxe canções autorais e arranjos especiais para músicas do Círio de Nazaré. As 13 músicas do show demonstraram a versatilidade de estilos do grupo, incluindo ritmos regionais. O show foi precedido pela exibição do Ministério Fiat com a canção "O 'Sim' ", vencedora do 1º Festival de Música "Cantos para a Mãe de Nazaré".
Em ação
A CAJU atua nas ilhas do entorno de Belém, com um trabalho de evangelização e assistência social a ribeirinhos. Esse trabalho é feito também na igreja da Comunidade, na travessa Mauriti, entre Marquês de Herval e Visconde de Inhaúma, entre outras ações. Paula Daniela destaca que Maria, ainda jovem, assumiu o compromisso de ser Mãe de Jesus e "é um excelente exemplo com sua juventude e ao longo da vida, apoiando o trabalho de Jesus". Neste sábado (22), começará a Festividade de São João Paulo II, inclusive, com eventos na igreja da CAJU, até o dia 30.
Kassandra Mota destacou que a exibição da CAJU nesta quarta serviu para "celebrar a vida", a partir do Cristo Ressuscitado. Em um banner no palco do Círio Musical, havia uma frase do cônego Raul Tavares: "Nossa alegria não é uma ideia, mas uma Pessoa: Cristo Ressuscitado!". Diante dela, entre outras pessoas estava o estudante João Lucas Carreira, 14 anos, que integra a CAJU, ao lado da mãe, a engenheira agrônoma Cristiane Souza. "Eu me sinto acolhido na CAJU", disse Lucas, antes de o show começar, indicando que a Comunidade se renova na fé diante da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, no altar da Praça Santuário.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA