Círio 2022: Banco da Amazônia promove ações em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré
Um jantar, celebrações religiosas, além de atrações culturais e homenagens que enaltecem a devoção mariana fazem parte dos eventos
Juntamente com a retomada das procissões do Círio de Nazaré nas ruas da capital, neste ano de 2022, o Banco da Amazônia (Basa) retorna, presencialmente, as programações especiais em homenagem à padroeira dos paraenses. Com o tema “A força da mulher no Círio de Nazaré”, no mês de outubro, a instituição promove um jantar, celebrações religiosas, além de atrações culturais e homenagens, que enaltecem a devoção mariana, em Belém. Todas as ações poderão ser acompanhadas pelo público por meio das redes sociais do Basa.
VEJA MAIS
As homenagens tiveram início desde agosto com o lançamento da campanha social feita pelos colaboradores da Grande Belém e Matriz do Banco. A ação consiste na arrecadação de alimentos e produtos de higiene à Casa de Plácido, que realiza a acolhida aos romeiros e devotos, e ainda, à Cruz Vermelha, que atua na ajuda humanitária durante as procissões. A campanha prossegue até o próximo dia 23 de setembro.
Além da campanha social, o Banco realiza, desde o dia 5 de setembro, as peregrinações internas nas dependências da matriz e unidades da área metropolitana de Belém. O encerramento das peregrinações será com a visita da imagem peregrina, quando será realizada uma missa no auditório Rio Amazonas, no 15º andar do Banco. A missa será celebrada no dia 6 de outubro, pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Belém, Dom Antônio de Assis Ribeiro.
Jantar do Círio
Como parte da programação, em sua 15ª edição, no dia 5 de outubro, o Banco da Amazônia realizará o tradicional jantar do Círio, na sede social da Assembleia Paraense. O evento beneficente visa arrecadar fundos, que serão destinados às obras sociais da Arquidiocese de Belém.
Estarão presentes o Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, além de membros da Diretoria da Festa de Nazaré, representantes da imprensa e parceiros da instituição.
Homenagens na Trasladação e no Círio
Já as ações na Trasladação serão no dia 8 de outubro, a partir das 18h, em frente ao prédio-sede do Basa, na avenida Presidente Vargas. O Banco brindará os romeiros que participarão da romaria com apresentações do Coral Vozes da Amazônia, formado por colaboradores e ex-colaboradores da instituição, além de pessoas da comunidade.
Em seguida, às 18h30, o grupo AMA fará um show com músicas sacras. E o ápice das homenagens será no momento em que a berlinda com a imagem da Santa se aproximar do prédio da instituição, com show de fogo, chuva de pétalas de rosas e a apresentação do Padre Antônio Maria.
Para a coralista Maria do Rosário Travassos, uma das pessoas que participarão do evento, o momento será de pura emoção. “Estamos ansiosos para voltar a homenagear N Sra de Nazaré, contando e agradecendo por termos superado essa triste fase de pandemia. É um retorno ao canto, visto que estávamos parados esse período”, relatou Mária do Rosário, analista do Banco da Amazônia.
Para o secretário executivo do Basa, Alcir Erse, a organização da programação tem o objetivo de levar um misto de emoções a todos os devotos presentes na procissão. “Vamos espalhar amor e esperança, principalmente por ser o primeiro Círio depois de dois anos de pandemia. A Rainha da Amazônia merece uma bela homenagem”, afirmou Alcir.
As homenagens seguem no esperado dia 9 de outubro, em que a grande romaria do Círio dará lugar às ruas de Belém. A partir das 8h15, o grupo AMA retorna ao palanque montado em frente ao prédio-sede do Banco da Amazônia. E, com a aproximação da berlinda, entrará em cena novamente o Padre Antônio Maria. Na passagem de Nossa Senhora de Nazaré, a imagem da Santa será também recebida com uma chuva de pétalas de rosas.
Serviço
- Jantar do Círio
Data: 5/10
Local: sede social da Assembleia Paraense
- Missa com a imagem peregrina de N. Sra. De Nazaré
Data: 6/10
Local: sede do Banco da Amazônia, auditório Rio Amazonas, no 15º andar
- Homenagem no Círio e Trasladação
Datas: 8/10 e 9/10
Local: Sede do Banco da Amazônia, Presidente Vargas, 800 – Campina, esquina com a rua Carlos Gomes
(Gabriel Pires, estagiário, sob a supervisão do coordenador do Núcleo de Atualidades, Victor Furtado)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA