Artista combina crochê com imagens de cera em coleção exclusiva para o Círio
Roberta Mártires trabalha há mais de 10 anos com artes visuais e desenvolveu a coleção ‘Senhora de Nós’ a partir de um experimento
Roberta Mártires trabalha há mais de 10 anos com artes visuais e desenvolveu a coleção ‘Senhora de Nós’ a partir de um experimento
Proprietária de uma marca de crochê autoral e artista visual há mais de 10 anos, Roberta Mártires possui facilidade em misturar elementos tradicionais e contemporâneos em seus materiais. Natural de Bragança, a artista desenvolveu uma relação especial com o Círio de Nazaré de Belém a partir de referências femininas na família, o que a impulsionou a lançar a coleção "Senhora de Nós" para a festividade nazarena. As peças exclusivas, feitas em colaboração com uma fábrica de velas octogenária da região, retratam imagens de Nossa Senhora de Nazaré feitas de cera, com o manto delicadamente pintado e decorado com fios de crochê.
Acompanhe a transmissão do Círio 2024 ao vivo.
“Essa coleção é toda autoral e limitada, feita especialmente para a época do Círio. As pessoas gostam porque é um suporte diferenciado, a cera, que carrega uma história bonita de mais de 100 anos”, explica Roberta.
Segundo ela, a coleção "Senhora de Nós" está em seu quinto ano de existência e combina a tradição da fabricação de velas com a arte contemporânea, utilizando fios coloridos que representam a diversidade cultural e a identidade vibrante da Amazônia. “Trabalho principalmente com fios, apesar de fazer outras coisas. Minha assinatura é o uso de fios em cores vibrantes, algo que é muito presente na cultura ribeirinha e amazônica”, acrescenta.
VEJA MAIS
A resposta do público à coleção tem sido extremamente positiva. Roberta menciona que muitas pessoas já possuem várias peças de suas coleções anteriores e esperam ansiosamente pelos novos lançamentos. “As pessoas têm uma relação afetiva com a Santa e com o Círio. Muitas têm mais de uma peça e aguardam o lançamento de novas para ampliar suas coleções”, diz Roberta. A artista também destaca que seu trabalho vai além do conceito de arte regional, buscando uma expressão que une tradição e contemporaneidade de forma única.
VEJA MAIS
Com o sucesso de suas criações, Roberta planeja expandir a produção e talvez até oferecer oficinas para ensinar suas técnicas a outros interessados. “Temos interesse em expandir, mas para isso, precisaríamos aumentar a equipe. Também pensamos em dar oficinas para que mais pessoas possam aprender a técnica”, revela.