39º Círio da Polícia Militar reforça fé dos servidores da segurança pública do Pará

Cerca de 200 pessoas participaram do cortejo que saiu do Santuário de Fátima, em Belém

Emanuele Corrêa
fonte

Com cânticos, orações e cerca de 200 pessoas presentes no Santuário de Fátima, iniciou nesta quinta-feira (7) o 39° Círio da Polícia Militar do Pará (PMPA). Presidida pelo padre Eloi, a celebração contou com a presença da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré.

O tenente coronel Oeiras Carneiro, chefe da capelania, explica que o Círio da PM foi criado para que os policiais militares católicos também pudessem participar deste momento de oração, visto que, nas programações da quadra nazarena e no Círio, sempre estariam trabalhando no policiamento.

"É muito importante para a instituição, principalmente para aqueles que professam a fé católica. É o momento que eles têm para externar sua fé, em um dia diferente do normal. Porque no Círio a PM fica empenhada. Nós já fazemos há 39 anos", explica.

Após a missa no Santuário de Fátima, a imagem peregrina será colocada na berlinda e deslocada em veículo motorizado pelas ruas da cidade, até chegar no Batalhão, é o que explica Oeiras que deseja que o 40° Círio da PM seja como antes da Pandemia.

"Sairemos pela Duque de Caxias, Almirante Barroso e Augusto Montenegro. Faremos uma parada no Cipoe, para a tradicional homenagem, até chegar no Comando comando geral... Esperamos que ano que vem façamos como tradicionalmente. Uma transladação saindo do batalhão até o santuário de Fátima e o círio saindo do santuário de Fátima até o comando geral" completa.

Padre Eloi, coronel capelão da Polícia Militar na reserva, realizou a primeira missa do Círio da PM e segue neste 39 anos presidindo as celebrações. Ele relembra na missa desta quinta (7) o início do Círio.

"Há 39 anos eu faço o círio da PM e é um momento oportuno, e surgiu em vista que a polícia estava ocupada, não tinha como participar em oração. Então, na época, o coronel Machado achou por bem criar o Círio da polícia militar", relembra.

"Certamente para nós é um momento de esperança, em decorrência dessa vacinação. Precisamos acreditar que as coisas estão passando esse momento difícil e traz esperança para que possamos conviver melhor nessa realidade que estamos vivendo", completa.

Padre Eloi ressalta que o Círio tem uma mensagem de unidade e compartilhar em comunidade, inclusive, essas palavras estavam presentes no "sermão" religioso.

"A mensagem do Círio é uma mensagem de perfeita comunhão, comunidade. É o tempo mais perfeito do estado, de Belém, onde todos se unem em um só pensamento de paz e união. E eu realmente desejo que isso aconteça no coração de cada um. Precisamos nos amar mais e nos perdoar mais", finaliza.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Círio 2024
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!