Estilista ensina como fazer fantasias mais baratas e sustentáveis para o carnaval

Com a chegada do carnaval, a estilista Alcimara Braga compartilha dicas de confecções alternativas de fantasias para a folia

Lucas Ribeiro | Especial O Liberal
fonte

Nas vésperas de mais um carnaval, a dúvida que começa a surgir na mente dos foliões é de como conseguir uma fantasia boa faltando tão pouco tempo. Afinal, a empolgação já toma conta das pessoas e a procura pelos trajes perfeitos estão em alta e podem custar caro no bolso dos carnavalescos. Porém, de acordo com Alcimara Braga, professora de moda, estilista e figurinista, mesmo com tantas opções e escolhas disponíveis nas lojas físicas e no ambiente online, é possível fazer a sua própria peça em casa, de forma mais econômica e ainda sustentável.

De acordo com a professora, que ensina Moda na Estácio FAP, desde customizações simples em peças do guarda-roupa até a utilização de itens recicláveis, a diversidade de opções permite que a criatividade floresça sem comprometer o bolso. “Você pode customizar um jeans, ou uma camiseta, com aviamentos, como fitas coloridas, pedrarias, paetês, correntinhas e até mesmo retalhos de tecidos coloridos como cetins, filós, dentre outros”, explica.

“É possível criar looks em casa, costurando a mão, em máquina ou usando colas específicas para tecidos, lantejoulas, silicone ou cola quente. Também é possível fazer acessórios, adereços como tiaras e EVAS brilhosos. Para quem mora em Belém, os materiais podem ser encontrados em lojas do Centro Comercial da cidade.”, ensina a professora.

Segundo Alcimara, o look pode ficar pronto em até uma hora ou levar um dia inteiro dependendo da complexidade e criatividade do folião. “Fantasias criativas e originais são a aposta no Carnaval. Podem ser prontas ou personalizadas. Franjas, laços, peças metalizadas, tecidos como lamê e tramas brilhosas estão em alta. Chapéus, máscaras, tiaras, óculos e outros acessórios são muito procurados. Os bloquinhos podem apostar em inspirações folclóricas, lendas Amazônicas e seres da natureza”, recomenda.

image A professora acredita que vale a pena investir em fantasias sustentáveis (Foto: Divulgação)

Sustentabilidade e moda 

Unindo o mundo da moda com a sustentabilidade, a professora acredita também que, quando o assunto é cuidado com a natureza e preservação do meio ambiente, vale a pena investir em fantasias sustentáveis, usando técnicas como upcycling e customização. “Você pode reutilizar roupas antigas para criar fantasias exclusivas e temáticas. Reaproveitar materiais, como papelão, garrafas plásticas e jornais, para criar acessórios, como brincos, colares e tiaras”, recomenda.

“É importante o uso de tecidos com fibras naturais. Algodão orgânico, bambu, juta e linho são sustentáveis. Crie acessórios com elementos encontrados na natureza como sementes, conchinhas, cipós, dentre outros”, complementa.

O Upcycling é o processo de uso de peças ou produtos aparentemente inúteis na criação de novos produtos. Mas de uma forma que não desintegre a peça original, dando uma função diferente da qual o produto ou partes dele foram inicialmente projetados. Portanto, além de ser um momento de diversão, o carnaval também pode se transformar em um exemplo de como ter atos sustentáveis no dia-a-dia e no lazer.

Por fim, a figurinista Alcimara Braga acredita que é possível também se inspirar na fauna e flora amazônica, incentivando a responsabilidade e respeito pela floresta. “Também crie fantasias com inspirações na cultura local e seus símbolos, valorizando a identidade e diversidade amazônica. Use maquiagens feitas com ingredientes naturais e livres de produtos químicos prejudiciais ao meio ambiente. É interessante o revezamento de fantasias com amigos e familiares, evitando o consumo desnecessário de novas peças”, defende. “Crie fantasias com materiais biodegradáveis, como folhas secas e flores, que podem ser compostados após o uso. Seja autêntico, criativo e sustentável”, conclui a professora.

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Carnaval
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!