CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Escola de Samba da Matinha é campeã do Grupo 1 e sobe para Grupo Especial no Carnaval de Belém

Brincantes das Escolas de samba do Grupos 1, 2 e de Avaliação lotaram a Aldeia Cabana Amazônica David Miguel para os resultados

Amanda Martins e Vito Gemaque
fonte

A Escola de Samba da Matinha, do bairro de Fátima, foi consagrada na noite desta segunda-feira (24/03) como a grande campeã do Grupo de Acesso 1 e retornará ao Grupo Especial do Carnaval de Belém em 2026. O Xodó da Nega, agremiação do bairro do Jurunas, garantiu o vice-campeonato e também conquistou o acesso. A apuração das notas ocorreu na Aldeia Amazônica, no bairro da Pedreira, na capital paraense.

VEJA MAIS

image Coração Jurunense vence o Grupo de Acesso 2 e é campeã do Carnaval de Belém 2025
O resultado foi anunciado na noite desta segunda-feira (24/03), durante a apuração realizada na Aldeia Amazônica, localizada no bairro da Pedreira

image Escolas dos Grupos 1, 2 e de Avaliação desfilam no fim de semana na Aldeia Amazônica
Agremiações que disputam vaga no 1º Grupo desfilam para o público no sábado (22) e no domingo (23)

image Carnaval de Belém 2025: Pelo segundo ano consecutivo escolas de samba dividem primeiro lugar
Decisão consagrou agremiações que se destacaram entre os quesitos julgados.

Para fechar as primeiras colocadas, o Império Jurunense ficou em terceiro lugar. Neste ano, apenas as duas primeiras colocadas subiram para o Grupo Especial.  A Matinha alcançou 199,7 pontos. Em seguida, o Xodó da Nega, com 198,8 pontos, e em terceiro a Império Jurunense com 198,3 pontos. As rebaixadas foram Mocidade do Bengui (196,5) e Cacareco (196,5).

No Grupo 2, as primeiras colocações foram das escolas Coração Jurunense, Alegria Alegria, e Guerreiros do Samba. Já do Grupo de Avaliação foi o Parangolé do Samba o campeão; a Mocidade Botafoguense ficou em 2º lugar.

As escolas vencedoras do Grupo 1 desfilaram no último sábado (22/03), destacando enredos que abordaram na avenida temas ligados à relação entre a vida urbana e a preservação da Amazônia. 

O tema da Escola de Samba da Matinha para o Carnaval de 2025 foi "Essa Mata Também é Minha", levando para a avenida reflexões sobre a importância da preservação ambiental. A agremiação comemorou a vitória nas redes sociais com a mensagem: "A comunidade voltou para o seu lugar". No último quesito analisado -  Porta Estandarte - a Escola de Samba da Matinha fechou com dez em todas as avaliações

O presidente da Matinha destacou que a escola fez um dos melhores desfiles do Carnaval 2025 e celebrou a volta ao Grupo Especial: "Hoje a comunidade vê sua escola representada de forma digna, fazendo um dos melhores carnavais dessa avenida em 2025", disse Paulo Cardoso.

Para ele, a comunidade está de parabéns pelo trabalho realizado e pela dedicação que levou à conquista do título. O dirigente ressaltou que a união entre os diretores e fundadores da escola foi essencial para o retorno à elite do Carnaval. "Os diretores que fundaram a escola voltaram para a sede com o objetivo de subir, e subimos com qualidade, raça e amor", afirmou.

Já o Xodó da Nega, por sua vez, apresentou o enredo "A Serpente no Asfalto Pelas Ruas de Belém", explorando as interações entre a cultura urbana e a história da cidade. A temática também esteve alinhada à realização da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP 30), que será sediada por Belém em novembro deste ano.

 

 

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Carnaval
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!