CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

'Varíola dos macacos': vacinação contra mpox começa nesta segunda-feira em grupos específicos

Cerca de 47 mil doses disponíveis no Programa Nacional de Imunizações (PNI) para uso na população; veja quem será vacinado nesta primeiro momento

O Liberal
fonte

Começa nesta segunda-feira (13) a vacinação contra a mpox, doença conhecida como 'varíola dos macacos'. Esta primeira fase da campanha de imunização focará em grupos de risco para as formas graves da doença, segundo o Ministério da Saúde. Ao todo, foram disponibilizados pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) aproximadamente 47 mil doses para uso na população, sendo que o esquema de vacinação tem indicação de duas doses para cada pessoa.

Entre as prioridades nesta primeira etapa estão as pessoas que vivem com HIV/aids e profissionais de laboratórios que atuam em locais de exposição ao vírus.

VEJA MAIS

image Vacinação contra a varíola dos macacos começa na próxima segunda (13); veja quem pode ser imunzado
A vacina MVA-BN, também chamada de Jynneos, Imvamune ou Imvanex, é produzida pela empresa dinamarquesa Bavarian Nordic

image Vacinação contra varíola dos macacos começa no dia 13 com foco em grupos específicos
Serão imunizados profissionais de laboratório que trabalham diretamente com o vírus da varíola, entre 18 e 49 anos, e pessoas com HIV

image Mpox: Belém acompanha sete casos ativos da doença, diz Vigilância em Saúde da Sesma
Ao todo, a capital já notificou 77 casos à Sespa - a cidade lidera o ranking de mais registros no estado; no Pará, são 111 ocorrências da doença

No caso da vacinação pré-exposição ao vírus, receberão as doses:

  • Pessoas vivendo com HIV/aids (PVHA) com status imunológico identificado pela contagem de linfócitos T CD4 inferior a 200 células nos últimos seis meses [condição que deixa o sistema imune menos capaz de combater determinadas infecções]. 
  • E profissionais de laboratório que trabalham diretamente com Orthopoxvírus [a família do vírus da monkeypox] em laboratórios com nível de biossegurança 3 (NB-3), de 18 a 49 anos de idade.

Já no caso da vacinação pós-exposição ao vírus, as doses estarão disponíveis para os seguintes grupos:

  • Pessoas que tiveram contato direto com fluidos e secreções corporais de pessoas suspeitas, prováveis ou confirmadas para mpox, cuja exposição seja classificada como de alto ou médio risco, conforme recomendações da OMS.

No Brasil, já foram notificados 50.803 casos suspeitos para a mpox. Destes, 10.301 casos (20,3%) foram confirmados, 339 (0,7%) classificados como prováveis, 3.665 (7,2%) suspeitos e 36.498 (71,8%) descartados. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL