MENU

BUSCA

Tremor de terra é registrado em Roraima; vídeo

Municípios de Pacaraima, Normandia e Amajari foram as regiões que sofreram tremor de terra após terremoto na Venezuela

Gabriel Bentes

Um tremor de terra foi registrado no município de Pacaraima, em Roraima, na fronteira com a Venezuela, na noite do último sábado (6). Um vídeo gravado por um morador da região mostra copos tremendo em uma prateleira. Após o abalo, é possível ver também que as paredes da casa ficaram rachadas. Assista:


Segundo a Fundação Venezuelana de Investigações Sismológicas (Funvisis), o tremor de terra aconteceu na Vila Surumu por volta das 20h5, com magnitude de 4,7 na escola Ritchter. O abalo sísmico também foi sentido levemente por moradores dos municípios de Amajari e Normandia, também localizados ao norte de Roraima.

VEJA MAIS

‘A sensação é de estarmos num navio com tudo balançando’, diz paraense sobre terremoto no Japão
Lethícia Laylla, 23 anos, é natural de Ananindeua, na Grande Belém, e mora há um ano no Japão

Número de mortos no Japão chega a 57 após terremoto; vídeo
Premiê japonês diz que serviços de emergência enfrentam dificuldades para chegar aos locais próximos ao epicentro dos tremores

Japão faz alerta de 'grande tsunami' após terremoto de magnitude 7,6 atingir o país
Outros países como Rússia, Coreia do Norte e Coreia do Sul também estão em atenção devido risco de ondas gigantes

Conforme a escala Richte, uma das principais formas de medir a intensidade dos terremotos, um tremor entre 3,5 e 5,4 às vezes é sentido pela população, mas raramente causa danos.

É bastante baixo a possibilidade do Brasil sofrer terremotos de grande escala. Os tremores de terra em território brasileiro acontecem geralmente na região Nordeste do país, e não geram grandes danos, apenas balançam os móveis, derrubam pequenos objetos e provocam uma sensação de desequilíbrio por alguns segundos. As informações são do g1.

(*Gabriel Bentes, estagiário de jornalismo, sob supervisão do editor web de OLiberal.com, Felipe Saraiva)

Brasil