Sobe para nove a lista dos estados impactados pela onda de calor; confira
Temperatura máxima deve ficar 5 °C acima da média para o mês em estados das regiões Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Norte
Subiu para nove o número de Estados em alerta climático devido à recente onda de calor que atinge boa parte do País Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O impacto já é sentido desde a última segunda-feira (17/9) e deve persistir durante toda a semana.
O alerta vermelho indica "grande perigo" devido ao calor extremo e visa destacar o risco significativo de acidentes e impactos na saúde humana decorrentes das altas temperaturas. Nessas regiões elencadas pelo Inmet, as temperaturas podem atingir até 5 °C acima da média para o mês.
Entre as unidades federativas em alerta, estão:
- Minas Gerais;
- Paraná;
- Rio de Janeiro;
- São Paulo;
- Mato Grosso;
- Pará;
- Goiás;
- Mato Grosso do Sul;
- Tocantins.
VEJA MAIS
A aviso nacional acontece em um momento em que as regiões do centro e sul do Brasil enfrentam uma intensa onda de calor, marcando a transição do inverno para a primavera, que tem início neste sábado (23). O aumento das temperaturas é atribuído ao fenômeno El Niño e ao aquecimento global, impulsionado pelo aumento nas emissões de gases de efeito estufa.
Além disso, o Inmet emitiu um alerta laranja para baixa umidade relativa do ar em estados como Mato Grosso, Tocantins, Maranhão, Piauí, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Goiás e também o Distrito Federal. Nestas áreas, a umidade relativa do ar deve variar entre 20% e 12%. É importante destacar que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), são considerados saudáveis os níveis de umidade entre 50% e 60%.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA