Serasa: saiba o que é o ajuizamento de dívidas e o que fazer para evitar
O ajuizamento de dívidas é a última instância de cobranças e pode levar a penhora de bens
Com mais de 70 milhões de brasileiros inadimplentes, muitas dívidas precisam ser resolvidas pela Justiça, quando o problema não é solucionado diretamente entre credores e devedores.
VEJA MAIS
O ajuizamento é a última instância da cobrança de um débito e gera desgaste para ambas as partes. Antes de levar a situação para a Justiça, é comum que empresas procurem resolver as pendências de maneira extrajudicial. Entretanto, nem sempre é possível realizar essa ação, sendo necessário recorrer aos tribunais.
As ações judiciais só ocorrem após diversas tentativas de solução: notificação de cobrança, inclusão na lista de negativados, propostas de negociação. Caso o indivíduo ignore todas as tentativas anteriores, os juízes podem decidir de que forma a dívida será quitada, determinando o prazo e forma de pagamento. Nesse caso, quando o pagamento não é efetivado, o magistrado define punições, como bloqueio ou até a penhora de bens.
Como saber se tenho uma dívida ajuizada?
Dívidas ajuizadas normalmente são notificadas via correspondência ou através de uma intimação entregue por um oficial de Justiça. Entretanto, é possível verificar se existe algum tipo de cobrança através da análise do CPF. A Serasa, empresa de análise e informações para decisão de crédito, oferece um serviço de consulta através do site ou aplicativo.
Para evitar o ajuizamento de uma dívida, o cidadão deve aproveitar as oportunidades de renegociação de dívidas, que oferecem descontos e até mesmo o parcelamento dos débitos para que o indivíduo consiga quitar seu débito.
(Estagiário Gabriel Mansur, sob supervisão do editor executivo de OLiberal.com, Carlos Fellip)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA