MENU

BUSCA

Satélite da Nasa registra fumaça sobre o Brasil a 1,5 milhão de quilômetros da Terra

Imagens foram registradas pelo satélite DSCOVR, que capta imagens da Terra a cada duas horas

Hannah Franco

Imagens captadas na sexta-feira (13) pelo satélite DSCOVR, da Nasa, revelaram uma densa coluna de fumaça sobre o Brasil e outros países da América do Sul. O satélite, localizado a uma distância de 1,5 milhão de quilômetros da Terra, conseguiu registrar a devastação causada pelas queimadas, com a fumaça se estendendo desde o noroeste do país até o litoral de São Paulo, seguindo em direção ao Oceano Atlântico.

As fotos, divulgadas pela Nasa, mostram a extensão alarmante da destruição ambiental provocada pelas queimadas. O Brasil enfrenta uma onda de incêndios florestais que está agravando os efeitos da seca e elevando as temperaturas em diversas regiões. Estados do Norte, como o Amazonas, são fortemente atingidos, enquanto estados do Sul e Sudeste sofrem com a chegada da fumaça, trazida por corredores de vento que se deslocam pelo país.

VEJA MAIS

Como se proteger da fumaça dos incêndios florestais no Brasil? Veja dicas do Ministério da Saúde
60% do território brasileiro já está coberto por fumaça, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe)

Falta de chuvas associada a queimadas gera névoa de poluição em Belém
Névoa de poluição com umidade tem sido constatada na capital paraense até por volta das 13h

O DSCOVR (Deep Space Climate Observatory), lançado em 2015, é responsável por monitorar tanto o clima espacial quanto o ambiente terrestre. Equipado com uma câmera especial chamada EPIC (Earth Polychromatic Imaging Camera), o satélite captura imagens da Terra a cada duas horas, permitindo observações detalhadas da atmosfera e da superfície do planeta.

*(Hannah Franco, estagiária de jornalismo, sob supervisão de Felipe Saraiva, editor web de OLiberal.com)

Brasil