Saque-Aniversário: Governo quer acabar com antecipação da modalidade de saque do FGTS

Ministro Luiz Marinho vai propor ao Conselho Curador do FGTS o fim da antecipação, que já foi realizada por mais de 14 milhões de brasileiros até março de 2023

Gabriel Mansur

Com mais de três milhões de novas adesões entre janeiro e março de 2023, o Saque-Aniversário pode passar por mudanças nos próximos meses. O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, crítico da modalidade, deve propor ao Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) o fim da antecipação do Saque-Aniversário. 

VEJA MAIS

image Saque-Aniversário: nascidos em maio já podem sacar uma parcela do saldo do FGTS
Depósito para nascidos em maio foi realizado na última terça-feira, 2 de maio; veja o valor e como sacar

image Saque-Aniversário: mais de R$3,6 bilhões já foram sacados em 2023
Mais de 3,5 milhões já aderiram a modalidade somente em 2023; depósito para nascidos em maio foi realizado na última terça-feira (2)

image Saque-Aniversário: Governo Federal reavalia estratégia de alterações; saiba o que pode mudar
Com dificuldade prevista para aprovar o fim da modalidade no Congresso Nacional, o Governo Federal estuda outras medidas para o Saque-Aniversário, bastante criticado pelo ministro Luiz Marinho

A antecipação funciona como um empréstimo bancário que utiliza a modalidade como garantia de pagamento. Todos os anos, no mês de seu aniversário, o trabalhador recebe uma parcela do seu saldo do FGTS, que varia de acordo com a quantidade disponível em sua conta. 

Dessa forma, o cidadão pode realizar a antecipação de diversos anos do Saque-Aniversário, a juros baixos, que será paga com o valor que é retirado da conta do FGTS. Apesar de parecer uma boa opção, a modalidade de saque do Fundo apresenta algumas dificuldades para o trabalhador: ao aderir ao Saque-Aniversário, o cidadão perde o direito ao Saque-Rescisão e não recebe o valor integral do FGTS ao ser demitido sem justa causa, por exemplo. 

Os trabalhadores que já realizaram alguma antecipação não seriam afetados pela mudança, mas o Governo Federal planeja acabar com novas requisições de empréstimo utilizando a modalidade. Segundo a Caixa Econômica Federal, até março de 2023, mais de 14,5 milhões de trabalhadores já contrataram o empréstimo, totalizando R$90 bilhões em operações de antecipação. 

A modalidade de saque do saldo do FGTS foi criada em 2019, durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. A medida permitiu uma nova forma de resgate do montante que antes era limitado a ser movimentado apenas em caso de aposentadorias, demissões sem justa causa, compra de imóveis, no tratamento de doenças graves e como herança em caso de morte. 

(Estagiário Gabriel Mansur, sob supervisão do editor web de OLiberal.com, Felipe Saraiva)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL