Saque-Aniversário: dinheiro não caiu? veja qual pode ser o motivo
Modalidade já foi escolhida por mais de 20 milhões de brasileiros desde sua criação; veja quais motivos podem impedir o depósito e o que fazer
Desde que foi criado, em abril de 2020, mais de 20 milhões de brasileiros optaram pelo Saque-Aniversário, modalidade que permite o saque de uma parcela do saldo em conta do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), todos os anos, no mês de aniversário do trabalhador.
VEJA MAIS
Nascidos em novembro receberam o depósito da quantia no dia 1º de novembro, que ficará disponível para movimentação por três meses. Entretanto, em alguns casos, é possível que a quantia não seja recebida pelo trabalhador que optou pela modalidade, gerando alguns transtornos. Entenda o que fazer nesses casos.
Saque-Aniversário não caiu, qual pode ser o motivo?
O Saque-Aniversário pode não ter sido depositado por diversos motivos, até mesmo como forma de proteger o titular da conta contra fraudes e golpes. Veja quais os principais motivos que podem ter impedido o recebimento, segundo a Caixa Econômica Federal:
- Dados desatualizados: caso os dados do titular estejam desatualizados no período do depósito do Saque-Aniversário, a quantia não será recebida, até que a situação seja regularizada. Para isso, é importante conferir a regularidade do seu CPF.
- Divergência entre dados: conflitos com os dados do titular da conta podem gerar o não recebimento do valor. As informações são recolhidas pela Caixa Econômica Federal, a partir do eSocial, onde os empregadores realizam o recolhimento do FGTS.
- Conta conjunta: o trabalhador que desejar receber o Saque-Aniversário deve disponibilizar informar a conta em que deseja receber a quantia. Para isso, é preciso que a conta seja individual, o recebimento não será possível em caso de conta conjunta.
O que fazer quando o Saque-Aniversário não cair?
O problema pode ser resolvido através de diversos canais disponibilizados pela instituição. Confira:
- Pelo telefone: 0800-726-0207;
- Comparecer a uma agência bancária da Caixa Econômica Federal.
(Estagiário Gabriel Mansur, sob supervisão do editor executivo de OLiberal.com, Carlos Fellip)