MENU

BUSCA

Saque-Aniversário: dinheiro não caiu? veja qual pode ser o motivo

Modalidade já foi escolhida por mais de 20 milhões de brasileiros desde sua criação; veja quais motivos podem impedir o depósito e o que fazer

Gabriel Mansur

Desde que foi criado, em abril de 2020, mais de 20 milhões de brasileiros optaram pelo Saque-Aniversário, modalidade que permite o saque de uma parcela do saldo em conta do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), todos os anos, no mês de aniversário do trabalhador.

VEJA MAIS

Saque-Aniversário: confira o calendário para 2023
Pagamento é feito no primeiro dia útil do mês e valor pode ser sacado em até três meses; confira o calendário e saiba como sacar

Saque-Aniversário: saiba qual o valor de saque da conta do FGTS
Valor de saque segue uma tabela, que varia de acordo com a quantia disponível na conta do FGTS do trabalhador

Saque-Aniversário: optei pela modalidade e fui demitido, e agora?
Trabalhador não terá direito ao saque integral da conta do FGTS quando for demitido sem justa causa; nova mudança só ficará vigente após 24 meses

Nascidos em novembro receberam o depósito da quantia no dia 1º de novembro, que ficará disponível para movimentação por três meses. Entretanto, em alguns casos, é possível que a quantia não seja recebida pelo trabalhador que optou pela modalidade, gerando alguns transtornos. Entenda o que fazer nesses casos.

Saque-Aniversário não caiu, qual pode ser o motivo?

O Saque-Aniversário pode não ter sido depositado por diversos motivos, até mesmo como forma de proteger o titular da conta contra fraudes e golpes. Veja quais os principais motivos que podem ter impedido o recebimento, segundo a Caixa Econômica Federal:

  • Dados desatualizados: caso os dados do titular estejam desatualizados no período do depósito do Saque-Aniversário, a quantia não será recebida, até que a situação seja regularizada. Para isso, é importante conferir a regularidade do seu CPF. 
  • Divergência entre dados: conflitos com os dados do titular da conta podem gerar o não recebimento do valor. As informações são recolhidas pela Caixa Econômica Federal, a partir do eSocial, onde os empregadores realizam o recolhimento do FGTS. 
  • Conta conjunta: o trabalhador que desejar receber o Saque-Aniversário deve disponibilizar informar a conta em que deseja receber a quantia. Para isso, é preciso que a conta seja individual, o recebimento não será possível em caso de conta conjunta. 

O que fazer quando o Saque-Aniversário não cair?

O problema pode ser resolvido através de diversos canais disponibilizados pela instituição. Confira:

  • Pelo telefone: 0800-726-0207;
  • Comparecer a uma agência bancária da Caixa Econômica Federal.

(Estagiário Gabriel Mansur, sob supervisão do editor executivo de OLiberal.com, Carlos Fellip)

 

Brasil