MENU

BUSCA

Retrospectiva 2024: relembre os acontecimentos que marcaram o Brasil

Caso Tio Paulo, enchentes no Rio Grande do Sul e "Enem dos Concursos" são alguns deles. Relembre mês a mês.

Amanda Engelke / Especial para O Liberal

Em 2024, diversos acontecimentos mobilizaram o Brasil. Entre eles, o caso "Tio Paulo", quando Érika de Souza Vieira Nunes levou seu tio, Paulo Roberto Braga, de 68 anos, já falecido, a uma agência bancária em Bangu, Rio de Janeiro, para tentar sacar um empréstimo de R$ 17 mil em nome dele. Os funcionários do banco desconfiaram da situação e acionaram a polícia. Érika foi presa em flagrante e posteriormente acusada de tentativa de estelionato e vilipêndio de cadáver. 

A fuga de dois detentos da Penitenciária Federal de Segurança Máxima de Mossoró, no Rio Grande do Norte, em de fevereiro, foi a primeira no Sistema Penitenciário Federal em 18 anos. No Rio Grande do Sul, enchentes afetaram 94% dos municípios, resultando em mais de 170 mortes e deslocando cerca de 629 mil pessoas. O ano também marcou a estreia do Consurso Nacional Unificado, apelidado de "Enem dos Concursos".

Relembre alguns dos principais acontecimentos de 2024:

Janeiro

Fevereiro

Março

  • Um bebê de 8 meses morreu no Distrito Federal após contrair dengue e COVID-19. Segundo a mãe, a criança passou por três unidades de saúde pública antes de ser liberada, mas não resistiu.  

  • Bebê de 1 ano foi morto pela própria mãe, que confessou tê-lo empurrado contra a parede após perder a paciência. A mulher afirmou não ter intenção de matar.  

  • São Paulo decretou estado de emergência para a dengue após recomendação do Centro de Operações Emergenciais (COE). 

  • O Ministério da Saúde anunciou a incorporação ao Sistema Único de Saúde (SUS) de um teste para detecção de HPV em mulheres classificado pela própria pasta como inovador. A tecnologia utiliza testagem molecular para a detecção do vírus e o rastreamento do câncer do colo do útero, podendo antecipar em 10 anos o diagnóstico.

  • Em uma escola municipal, alunos agrediram e humilharam uma menina negra com xingamentos como "cabelo de Bombril" e jogaram fezes de gato nela. Apesar das agressões, a escola negou que se tratasse de racismo.  

  • O mês foi marcado por chuvas intensas. No Rio de Janeiro, pelo menos oito pessoas morreram. Petrópolis registrou 258 milímetros de chuva em 24 horas. No Espírito Santo, os temporais causaram 20 mortes e deixaram sete desaparecidos, sendo Mimoso do Sul a cidade mais afetada, com 18 vítimas fatais.

Abril

Maio

Junho

Julho

Agosto

Setembro

Outubro

  • No dia 13, em Nova Fátima, no Paraná, uma criança de 9 anos invadiu um hospital veterinário e matou 23 animais de pequeno porte, em um ataque brutal registrado pelas câmeras de segurança do estabelecimento.

  • Pacientes que passaram por transplantes receberam órgãos infectados com HIV. O Ministério da Saúde está investigando o caso, que envolve seis pacientes que testaram positivo após o procedimento.

  • São Paulo registrou um grande apagão de energia elétrica que durou dias. No pico, mais de 2,1 milhões ficaram sem luz após o temporal com ventania registrado na noite do dia 11, com rajadas que chegaram a 107,6 km/h. O serviço foi normalizado gradualmente, mas até o quarto dia após, a falta de luz ainda afetava 537 mil moradores da Grande SP. 

  • Um temporal em Belo Horizonte arrastou carros, danificou ruas e causou caos na cidade. Em algumas regiões, choveu mais do que o esperado para todo o mês, segundo a Defesa Civil.

Novembro

Dezembro

Brasil