Quatro casos suspeitos de gripe aviária em humanos são investigados no Brasil

O ministério da saúde monitora os casos registrados em aves silvestres no país e que foram notificados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

O Liberal
fonte

Quatro casos suspeitos de gripe aviária em humanos são investigados no Espírito Santo. Além dos casos suspeitos, outros 38 exames foram realizados em pessoas que tiveram contato com aves doentes no Espírito Santo e Rio de Janeiro, mas os resultados deram negativos para o vírus influenza H5N1

O Ministério da Saúde monitora os casos registrados em aves silvestres no país e que foram notificados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), e destaca que não foram confirmados casos em humanos até o momento.

VEJA MAIS

image Ministério da Agricultura deve decretar emergência após casos de gripe aviária no país
Prazo deve ser de 180 dias e pode ser prorrogado

image Gripe aviária: mais dois casos de H5N1 são confirmados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária
Esses casos estão relacionados a aves silvestres e elevam para cinco o número total de confirmações. Veja a lista das aves e locais com casos positivos no Brasil.

image Reino Unido identifica vírus da gripe aviária em dois humanos, diz agência
Casos foram detectados por meio de testes realizados em pessoas que tiveram contato com aves infectadas

No Espírito Santo, os resultados negativos abrangem 33 amostras de funcionários do Parque Fazendinha, onde uma das aves foi encontrada, e outro de uma servidora do Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (IPRAM). 

A transmissão do vírus da gripe aviária acontece por meio do contato com aves doentes, vivas ou mortas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que, pelo que foi observado no mundo, o vírus não infecta humanos com facilidade e, quando isso ocorre, geralmente a transmissão de pessoa para pessoa não é sustentada.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL