Professor viraliza nas redes ao ensinar música antirracista para crianças em sala de aula
Canção fala sobre autoestima e valorização de cada tipo de cabelo, ressaltando a importância da representatividade de maneira didática e lúdica
Um professor chamou a atenção das redes sociais nesta semana após postar um vídeo ensinando aos seus alunos uma canção infantil sobre autoestima e valorização de cada tipo de cabelo. Allan de Souza dá aulas de Portugês e Literatura no Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI) Professor Carlos Falseth, no Jardim América, Zona Norte do Rio de Janeiro (RJ). Com informações do jornal O Dia.
A letra da música cita alguns alunos e o seu tipo individual de cabelo. A canção busca ensinar sobre a importância da representatividade de maneira didática e lúdica. "O meu cabelo é bem bonito. É 'black power' e bem pretinho. O do João também é bonito, é amarelo e bem lisinho", diz um trecho.
VEJA MAIS
Segundo o professor de Português e Literatura, a canção nasceu a partir de uma conversa com outra professora da turma. Ela desejava um trabalho mais voltado para a questão antirracista, embora a dupla já tivesse diversos livros sobre essa temática com as crianças. Com esta perspectiva, ele achou que era a hora de escrever algo musical.
O professor afirmou que a forma como as crianças receberam a música foi "muito maravilhosa, eles curtiram muito. Trocamos ideias sobre essa questão, para eles entenderem a importância do cabelo de cada um". Depois que o vídeo viralizou, Allan revelou que professores de outros estados pediram para adotar também a música em sala de aula.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA