Produção e preço da cerveja podem ser afetados por mudanças climáticas
Cevada pode ter sua produção seriamente afetada nos próximos anos e cerveja mais cara e mais rara
Pesquisadores da Universidade de East Anglia, na Inglaterra, estudam os riscos que as mudanças climáticas, entre eles, o aumento das temperaturas, podem ter sobre a produção de cerveja, uma das bebidas mais populares do mundo. Principal matéria-prima da bebida, a cevada pode ter sua produção seriamente afetada nos próximos anos, o que pode tornar a cerveja mais cara e mais rara nos supermercados e nos bares mundo afora.
A pesquisa afirma que a diminuição do fornecimento de cerveja pode provocar uma “queda dramática” no consumo da bebida alcoólica mais popular do mundo e um consequente aumento dos preços. A fabricação de cerveja consome, em média, 17% da produção global de cevada. No Brasil, a proporção é ainda maior, de 83%. Segundo o estudo, as perdas no cultivo de cevada podem ser de 3% a 17%, dependendo da gravidade dos impactos climáticos em cada região.
Pesquisadores do Reino Unido, da China, do México e dos Estados Unidos, que participaram da pesquisa, identificaram eventos climáticos extremos e modelaram seus impactos na produção de cevada em 34 regiões do mundo. Depois, os autores observaram o impacto das alterações no fornecimento e no preço da cerveja em cada região considerando as possíveis mudanças climáticas.