PRF testa drones para flagrar infrações de trânsito e aplicar multas no Pará; entenda

A medida visa fiscalizar motoristas usando celular no trânsito, caminhões trafegando na faixa esquerda e ausência do cinto de segurança, por exemplo

Lívia Ximenes
fonte

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) adotou drones como medida para flagrar infrações e aplicar multas em diversas situações, como uso do celular no trânsito, caminhões trafegando na faixa esquerda e ausência do cinto de segurança. No Pará, a ação foi testada temporariamente, bem como no Espírito Santo. Em estradas de Santa Catarina e Minas Gerais, os aparelhos já estão em funcionamento.

VEJA MAIS

image Segurança e planejamento: o papel da PRF em procissões do Círio
Haroldo Teixeira, superintendente da Polícia Rodoviária Federal no Pará, explica por que a instituição faz a escolta da Imagem Peregrina

image PRF apreende mais de 60 m³ de madeira transportada ilegalmente na BR-163, em Santarém
O motorista da carreta assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e foi liberado

image Castanhal: PRF apreende 50 kg de skunk escondidos em veículo
O entorpecente estava escondido em um fundo falso do veículo. O condutor foi preso em flagrante

É esperado que, em breve, a medida seja imposta no Rio Grande do Sul. A fase de implementação iniciou em 26 de julho desse ano. Não há prazo para a adoção dos dispositivos de videomonitoramento em todo o território brasileiro.

No estado mineiro, os drones são utilizados sobre a BR-262, entre as cidades de campos Altos e Luz, no trecho de serra. Dezenas de ultrapassagens proibidas e outras infrações já foram notadas pela PRF de Minas Gerais, segundo o órgão.

A Via Expressa (BR- 282) e a BR-101 de Santa Catarina também estão sob videomonitoramento, entre os municípios de São José e Palhoça. Placas informando a fiscalização já foram aplicadas na área. A PRF de Santa Catarina informa que os drones possuem capacidade de zoom de até sete vezes e podem voar em altitudes entre 10 e 20 metros.

Todos os aparelhos de videomonitoramento são conduzidos por policiais certificados e possuem registro na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

(*Lívia Ximenes, estagiária sob supervisão da coordenadora de Oliberal.com, Heloá Canali)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL