PF pode ouvir Bolsonaro no exterior sobre inquérito dos atos golpistas de 8 de janeiro

Ex-presidente é investigado em vários inquéritos em andamento

O Liberal

O ex-presidente Jair Bolsonaro está atualmente nos Estados Unidos desde dezembro do ano passado e pode ser obrigado a prestar depoimento mesmo no exterior. De acordo com o Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, durante uma entrevista nesta terça-feira (28), Bolsonaro é investigado em vários inquéritos em andamento na Polícia Federal (PF), incluindo um que investiga ataques às urnas eletrônicas e ao sistema eleitoral, bem como o seu possível envolvimento nos atos golpistas de 8 de janeiro.

O Ministro afirmou que, em algum momento, Bolsonaro terá que prestar depoimento e, se ele não comparecer nos próximos meses, a PF solicitará providências. Isso poderia incluir uma carta rogatória para formalizar o ato processual. Flávio Dino também comentou sobre a decisão do STF de investigar e julgar tanto civis quanto militares suspeitos de envolvimento nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro. Com isso, agentes militares serão processados pela justiça comum e não por tribunais militares.

VEJA MAIS

image Bolsonaro defende presos pelos atos de 8 de janeiro: 'chefes de família, senhoras, mães, avós'
Declarações foram dadas durante o SA Summit 2023, que ocorreu no estado da Flórida

image Governo Lula prorroga novamente prazo de permanência de seguranças de Bolsonaro nos EUA
Medida foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (28)

image Michelle Bolsonaro fará turnê política pelo Brasil com o PL Mulher
O principal objetivo, segundo a ex-primeira-dama, é incentivar o engajamento da mulher na política

O Ministro salientou a importância de bom senso por parte de Bolsonaro e observou que a investigação está em andamento e que não há prazo para que uma medida como essa seja solicitada. Ele também mencionou a tendência de cooperação internacional entre os países, incluindo a formalização do ato processual por meio de uma carta rogatória.

Por fim, Flávio Dino destacou que a decisão do STF vai na direção do que a Polícia Federal pediu, visando dar maior efetividade à investigação e que a instrução e a investigação, tanto em relação a civis quanto a militares, se proceda de modo conjunto. Além disso, o Ministro destacou que membros das Forças Armadas e da Polícia Militar do Distrito Federal também estão sendo investigados por sua possível participação no movimento golpista de janeiro.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL