MENU

BUSCA

PF inicia operação para combater crimes ambientais na Amazônia

Polícia Federal se junta a Forças Armadas, Ibama e Força Nacional para a atuação conjunta nas áreas de fronteira

Reuters

A Polícia Federal iniciou na manhã desta segunda-feira (26) ações no âmbito da Operação Verde Brasil, com o objetivo de identificar, reprimir e investigar eventuais delitos ambientais perpetrados na região da Floresta Amazônica, informou a assessoria de imprensa do órgão.

A PF se junta às Forças Armadas, ao Ibama e à Força Nacional de Segurança Pública para a atuação conjunta nas áreas de fronteira, nas terras indígenas e nas unidades federais de conservação ambiental, dando cumprimento ao decreto que visa estabelecer ações para a garantia da lei e da ordem.

Leia também

Ação dos militares na Amazônia começa com 400 homens

Por que os incêndios da Amazônia estão espalhando uma crise no Brasil e no mundo?

Governo quer incentivar outros métodos para evitar queimadas na Amazônia

Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou da Base Aérea de Brasília levando uma equipe de policiais federais composta por delegados, escrivães, agentes e peritos criminais para a região. Além disso, todas as Superintendências e Delegacias localizadas na Amazônia Legal estão mobilizadas em tempo integral para identificar e reprimir qualquer ação criminosa na esfera ambiental, disse o órgão.

A PF também investiga, por ordem do presidente Jair Bolsonaro, possível existência de ações premeditadas que teriam ocasionado queimadas e focos de incêndio criminosos na área da Floresta Nacional de Altamira, no Pará.

Brasil