Perereca da Amazônia que tem interior da boca azul é procurada como pet no exterior
Espécie também ocorre em outros países da Amazônia; apelo de mercado de animais preocupa especialistas
O milk-frog ou perereca-de-leite (Trachycephalus resinifictrix), espécie amazônica conhecida pela coloração azul, vem sendo procurada como animal de estimação. Por ser uma espécie nativa, o animal tem venda proibida no Brasil, mas a comercialização em outros países já preocupa especialistas.
“Essa espécie é muito procurada como pet. É proibida a comercialização no Brasil, mas por ela ocorrer em outros países, a perereca-de-leite é comercializada e está em diversas casas, zoológicos e criadores dos Estados Unidos e da Europa, principalmente. Nesses casos, a cor dos indivíduos pode variar com esses diferentes tipos de ambientes externos”, explicou o especialista em anfíbios Diego Santana ao G1.
A perereca-de-leite pode chegar a nove centímetros, e sua peculiaridade que chama atenção está nas cores: os ossos, músculos e até a parte de dentro da boca apresentam colocação azul.
Santana explica que o motivo para a coloração azul ainda é desconhecido, mas que alguns anuros (sapos, rãs e pererecas) podem apresentar coloração diferente nos ossos.
A perereca-de-leite não é considerada uma espécie ameaçada pela lista da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN), nem pela lista brasileira do ICMBio (MMA); mas o fato de ser um animal com apelo no mercado pet, tem gerado um alerta para o tráfico de animais. Isso pode vir a impactar a população destes animais no futuro, como aponta o especialista.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA