MENU

BUSCA

Observatório sismológico registra tremor de terra em município de Goiás; vídeo

O registro aconteceu às 13h34 e foi classificado como natural.

Rayanne Bulhões

Uma câmera de segurança mostrou, nesta terça-feira (15), o momento em que um tremor de terra assustou os moradores de municípios de Goiás. O Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB) confirmou o terremoto e marcou 3.1 graus de magnitude. 

Apesar do susto, o tremor foi forte o suficiente para balançar os telhados das casas. O registro aconteceu às 13h34 e foi classificado como natural. Moradores de Porangatu, cidade a menos de 40 quilômetros de Santa Tereza de Goiás, relataram que sentiram o terremoto.


VEJA MAIS 

Peixe-remo: peixe raro 'premonitório' a terremotos é flagrado por mergulhadores; vídeo
A superstição associada ao peixe-remo e aos terremotos é baseada na mitologia japonesa, que sustenta que esses animais surgem intencionalmente na superfície antes dos tremores ocorrerem, encalhando nas praias

Alasca tem alerta de tsunami após terremoto de magnitude 7,2
Vídeo registrou pai salvando bebê durante os tremores

Dados sobre os terremotos em Goiás

De acordo com dados do Observatório Sismológico da Universidade Nacional de Brasília (UNB), houveram 80 tremores de terra registrados desde 2013. A maior parte deles foram sentidos na região norte do estado, mas há anotações de tremores em Itumbiara, Rio Verde e Catalão, na região Sul do estado.

No início de 2023, um tremor de terra foi registrado também no município de Montividiu do Norte. Os anos de 2015 e 2017 registraram, juntos, quase 30 eventos sismológicos.

Brasil