Nova CNH começará a ser emitida amanhã (01/06) em todo o Brasil; veja as mudanças
Quem já tirou a sua carteira pode esperar até o fim da validade para trocar a habilitação; mudanças atendem requisitos internacionais de identificação
O novo formato da Carteira Nacional de Habilitação, a CNH, começará a ser emitido do dia 1º de junho. As novidades estão na inclusão de elementos gráficos contra fraudes e falsificações e atende os requisitos internacionais de identificação. Com informações do portal UOL.
VEJA MAIS
A inauguração será realizada na cidade de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, onde o Secretário Nacional de Trânsito, Frederico Moura Carneiro apresentará as mudanças no documento, agora disponível no formato digital (por meio do aplicativo Carteira Nacional de Trânsito) e impresso.
O novo formato será obrigatório para quem renovar a carteira, tirar a segunda via ou a primeira CNH a partir do dia primeiro de junho. Quem já tem a carteira de habilitação não vai precisar fazer a mudança até a validade da carteira expirar.
Quais as alterações na CNH?
- Tinta fluorescente na impressão;
- Itens visíveis apenas em luz ultravioleta;
- Holograma na parte inferior do documento;
- Combinação das cores verde e amarela (em contrapartida ao predomínio de verde);
- Assinatura logo abaixo da foto;
- Espaço para inserção do nome social e filiação afetiva.
- Código MRZ (permite o embarque em terminais de autoatendimento);
Além dessas alterações, a categoria de habilitação do condutor aparecerá de maneira mais clara na parte inferior da habilitação, de maneira a ser facilmente identificada a categoria de habilitação do condutor no exterior, além de tradução em inglês e espanhol. Um quadro de observações informa restrições médicas e se o condutor exerce atividade remunerada.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA