Ministério das Comunicações levará internet de alta velocidade para 11 cidades do Norte do país
Técnicos embarcam em balsa para vistoriar infraestrutura de infovia fluvial na Amazônia

Técnicos do Ministério das Comunicações (MCom) embarcam em balsa para levar internet de alta velocidade a 11 cidades do Norte do país. A conexão será ativada no trecho entre Santarém (PA) e Manaus (AM), passando pelas cidades de Autazes (AM), Itacoatiara (AM), Urucurituba (AM), Parintins (AM), Juruti (PA), Terra Santa (PA), Oriximiná (PA), Óbidos (PA) e Curuá (PA).
O objetivo é vistoriar as instalações de toda infraestrutura da infovia, desde a caixa de ancoragem até o data center. A embarcação deve partir de Manaus na quarta-feira da próxima semana (8) e chegar a Santarém em 18 de março.
VEJA MAIS
A estrutura será cedida às empresas participantes do consórcio que será responsável pela operação e manutenção da infovia. O Poder Público, enquanto proprietário, poderá utilizar a Infovia sem ônus pela operação e manutenção, de forma a promover as políticas públicas de educação, pesquisa, saúde, defesa, entre outras. O inventário de todos os equipamentos será feito para incorporar todos os componentes ao patrimônio do MCom.
A comitiva de vistoria conjunta será composta por técnicos do MCom, da EAD Seja Digital (entidade responsável pela implantação do cabeamento subfluvial), do Consórcio Aberto do Operador Neutro (que será o responsável pela manutenção da infraestrutura) e da RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (que administrará a infovia).
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA